Experiência e preparo para lidar com pandemia alavancam imagem de Covas na disputa com Boulos

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A maioria (68%) dos eleitores de São Paulo, independentemente de sua opção de voto, considera Bruno Covas (PSDB) o candidato mais experiente para ser prefeito da cidade, e 20% apontam que o mais experiente seja Guilherme Boulos (PSOL). No eleitorado que declara voto no candidato do PSOL, 42% veem seu adversário como mais experiente, índice próximo ao dos que apontam o próprio Boulos (47%). A experiência é a característica que mais diferencia os dois candidatos, ao lado da imagem de defesa dos ricos: para 64%, o tucano é o candidato que, uma vez eleito, mais defenderá os abastados, e 15% apontam Boulos como aquele que mais defenderá a parcela mais rica da população. Na parcela que vota no tucano, 49% o apontam como defensor dos mais ricos.

Um dos aspectos que confere maior vantagem a Covas neste momento é o combate à pandemia: para 55% dos eleitores da cidade, o tucano é o mais preparado para esta tarefa, e 26% apontam Boulos como o mais preparado. Na parcela que declara voto no candidato do PSOL, 20% apontam o atual prefeito como o mais preparado para combater o coronavírus, e 62% apontam o próprio Boulos. Entre quem vota em Covas, 89% o veem como o mais preparado para lidar com a pandemia, e somente 1% aponta seu oponente.

Covas também fica à frente de Boulos quando os tópicos são qual dos candidatos é o mais moderado (54% a 33%), o mais preparado para cuidar da área da saúde (54% a 32%), o mais preparado para ser prefeito de modo geral (54% a 36%), o mais trabalhador (48% a 33%), o mais preparado para cuidar da área de transporte (45% a 37%) e o mais preparado para cuidar da educação (48% a 39%).

Questionados sobre qual dos candidatos é o mais honesto, 37% dos eleitores apontaram Covas, e 30% Boulos. Para 19%, nenhum deles é honesto, 2% avaliam ambos como honestos, e 11% não responderam. Entre eleitores de Covas, 71% o apontam como candidato mais honesto, e na parcela que vota em Boulos 72% têm a mesma opinião a seu respeito.

Boulos supera Covas quando a avaliação é sobre o candidato que, se eleito, mais defenderá os pobres (53% a 30%). Na parcela que vota em Covas, 22% veem seu oponente como aquele que mais defenderá os pobres, e 58% apontam o tucano. Entre os eleitores de Boulos, 95% o veem como o candidato que mais defenderá os pobres, e 2% indicam o atual prefeito.

Os candidatos empatam na questão relacionada a estelionato eleitoral: para 39%, Boulos é o candidato que mais faz promessas que não pode cumprir, e para 37% Covas é quem mais promete o que não pode cumprir. Há ainda 11% que acreditam que ambos fazem promessas impossíveis, 3% que avaliam que nenhum deles realiza esse tipo de promessa, e 9% não opinaram. Na parcela que vota em Covas, 67% apontam Boulos como autor de promessas que não pode cumprir, e entre quem é eleitor do candidato do PSOL, 82% têm a mesma opinião sobre o tucano.