Apoio à democracia é recorde na véspera de eleição

Eleições -

Na véspera da sétima eleição presidencial direta desde o fim da ditadura militar, o apreço pela democracia nunca foi tão forte no Brasil. Para 69% dos eleitores brasileiros, a democracia é sempre a melhor forma de governo, índice superior ao registrado no último levantamento sobre o tema, em junho de 2018, quando 57% tinham a mesma visão sobre a democracia. Os demais, atualmente, dividem-se entre aqueles que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que a democracia (12%), e quem acredita que tanto faz a forma de governo (13%), além de 5% que não opinaram.

Leia mais »

Doria assume liderança isolada na disputa por governo de São Paulo

Eleições -

A três dias para o 1º turno, João Doria (PSDB) assume a liderança isolada na disputa para o palácio dos Bandeirantes. Em comparação a pesquisa da semana passada, o tucano oscilou de 25% para 26% e se distanciou de Paulo Skaf, que se manteve em 22% (mesmo índice da semana passada). Em relação a Doria, Skaf está no limite máximo da margem de erro e por essa razão é baixa a probabilidade de estar tecnicamente empatado com o candidato do PSDB.

Leia mais »

Com 29% dos votos válidos, Eduardo Paes lidera eleição no Rio de Janeiro

Eleições -

O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) lidera a disputa pelo governo fluminense com 24% das intenções de voto. Com 16%, Romario (Podemos) ocupa a segunda posição, seguido por Indio (PSD), com 10%, Wilson Witzel (PSC), com 9%, Tarcísio Motta (PSOL), também com 9%, Pedro Fernandes (PDT), com 6%, Marcia Tiburi (PT), com 5%, e Marcelo Trindade (Novo), com 1%. Os candidatos André Monteiro (PRTB), Luiz Eugenio (PCO) e Dayse de Oliveira (PSTU) não pontuaram. Votariam em branco ou nulo 13%, e 5% estão indecisos.

Leia mais »

Câmara tem 52% dos válidos em disputa por governo de Pernambuco

Eleições -

O governador Paulo Câmara (PSB) voltou a crescer na preferência do eleitorado e atingiu 42% das intenções de voto, abrindo 14 pontos percentuais de vantagem sobre Armando Monteiro (PTB), segundo candidato mais bem colocado na corrida pelo Governo de Pernambuco, que aparece agora com 28%. Na pesquisa realizada na última semana, entre os dias 26 e 28, o atual governador tinha 38%, e o petebista, 30%.

Leia mais »

Anastasia lidera e Pimentel e Zema disputam 2º lugar em Minas Gerais

Eleições -

A três dias do 1º turno, Antonio Anastasia (PSDB) segue na liderança isolada na corrida para o Palácio da Liberdade. O tucano oscilou de 33%, na semana passada, para 32% das intenções de voto. A disputa pelo segundo lugar ficou acirrada entre Fernando Pimentel (PT) e Romeu Zema (NOVO), com os candidatos apresentando tendências inversas: o índice de intenção de voto no petista recuou de 24% para 21%, enquanto o índice de Zema cresceu de 9% para 15%. No período a diferença de 15 pontos caiu para 6 pontos. Em relação a Pimentel, Zema está no limite da margem de erro e por essa razão é baixa a probabilidade de estar tecnicamente empatado com o candidato do PT.

Leia mais »