Russomanno larga na frente na disputa pela Prefeitura de SP

Eleições -

O candidato do PRB, Celso Russomanno, sai na frente na disputa pela prefeitura de São Paulo deste ano. Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas e antes do início do horário eleitoral nos meios eletrônicos, Russomanno tem 31% das intenções de voto, com vantagem de quinze pontos sobre a segunda colocada, Marta (PMDB), que tem 16%. Em terceiro lugar aparecem, empatados, dentro da margem de erro, Luiza Erundina (PSOL), com 10%, Fernando Haddad (PT), com 8%, e João Dória (PSDB), com 5%. A disputa tem ainda Levy Fidelix (PRTB), com 2%, Major Olímpio (SD), com 2%, e Ricardo Young (Rede), com 1%. Os candidatos Henrique Áreas (PCO), João Bico (PSDC) e Altino (PSTU) foram citados mas não pontuaram. Votariam em branco ou nulo 15%, e 7% não opinaram.

Leia mais »

Com rejeição menor, Lula lidera corrida eleitoral por Presidência em 2018

Eleições -

O ex-presidente Lula (PT) lidera isoladamente as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018. Após dividir a liderança com a ex-senadora Marina Silva (Rede) nos últimos levantamentos, o petista oscilou positivamente e abriu vantagem sobre a potencial adversária, que caiu na preferência dos brasileiros. Os nomes do PSDB consultados também tiveram oscilação negativa ou mantiveram os índices anteriores, o que favoreceu o petista no quadro geral da pesquisa. Além do ex-presidente, o único a ganhar espaço numa eventual disputa presidencial foi Michel Temer, que tinha entre 1% e 2% em abril e agora aparece com índices que variam de 4% a 6%.

Leia mais »

Russomanno lidera 1º turno e venceria adversários em disputa direta

Eleições -

A pouco menos de três meses do 1º turno da eleição municipal, 61% dos paulistanos não citam espontaneamente nenhum dos pré-candidatos como seu escolhido para o cargo de prefeito. Uma parcela de 18% afirma que irá votar em branco ou nulo, e só então aparecem as menções aos nomes que poderão estar na disputa. Dentre eles, Fernando Haddad (PT) é citado espontaneamente por 6%, Celso Russomanno (PRB), por 4%, Luiza Erundina (PSol), por 2%, Marta Suplicy (PMDB), por 2%, João Dória (PSDB), por 1%, e Andrea Matarazzo (PSD), por 1%, e Paulo Skaf (PMDB), que não é pré-candidato, também por 1%, entre outros que não atingiram esse percentual mínimo.

Leia mais »

Lula e Marina lideram corrida eleitoral, e tucanos têm trajetória de queda

Eleições -

Pesquisa Datafolha mostra que o ex-presidente Lula e a ex-senadora Marina Silva lideram a corrida eleitoral para presidente da República, em 2018. Em três dos quatro cenários eleitorais pesquisados, Lula e Marina estão empatados dentro da margem de erro, em um, o ex-presidente lidera isolado. Na comparação com a pesquisa anterior, de março, a intenção de voto em Lula cresceu em três cenários, voltando ao patamar observado em fevereiro, enquanto Marina se manteve estável em todos os cenários. Em março, após os acontecimentos da condução coercitiva, da divulgação de gravações telefônicas e da manifestação do dia 13/03, Lula apresentou as intenções de voto mais baixas.

Leia mais »

Sobe rejeição eleitoral a Lula e Aécio

Eleições -

Aécio, Marina e Lula são os nomes mais citados para a eleição presidencial, empatados dentro da margem de erro quando confrontados entre si. O posicionamento dos nomes nos cenários eleitorais testados pelo Datafolha em março não sofreu mudanças na comparação com fevereiro, apesar da inclusão do nome de Ronaldo Caiado entre potenciais presidenciáveis. Os índices auferidos, contudo, apresentaram alterações.

Leia mais »