Diminui apoio à realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Faltando menos de um ano para a Copa do Mundo, 65% dos brasileiros são favoráveis a realização do torneio no país. Um em cada quatro (26%) declarou ser contra, 8% estão indiferentes e apenas 1% não soube responder.

O apoio a realização da Copa do Mundo no Brasil já foi maior: em pesquisa de novembro de 2008, um ano após o anúncio oficial da FIFA, 79% eram a favor, 10% contra, 5% indiferentes e 6% não souberam responder.

Com relação às Olimpíadas, o índice dos que apoiam a realização do evento, na cidade do Rio de Janeiro em 2016, é similar ao visto à Copa do Mundo. Dois terços (64%) são favoráveis, 25% são contra, 9% indiferente e 2% não souberam responder - entre os moradores da capital carioca esse índice é próximo da média, 63%.

O levantamento foi realizado entre 27 e 28 de junho de 2013. Foram 4.717 entrevistas em 196 municípios. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

As opiniões com relação aos benefícios que a Copa do Mundo trará para o entrevistado e para os brasileiros se mostraram divididas. Quando o entrevistado pensa em si, 44% declararam que a Copa trará mais benefícios do que prejuízos, 41% mais prejuízos do que benefícios e 15% não souberam responder.

Quando a pergunta se refere aos brasileiros, 48% responderam que o evento trará mais benefícios que prejuízos, 44% mais prejuízos que benefícios e 8% não souberam responder.

O Datafolha fez as mesmas perguntas com relação às Olimpíadas. Dessa vez os entrevistados mostraram uma opinião um pouco mais positiva: para 46%, as Olimpíadas trarão mais benefícios do que prejuízos para si, 37% mais prejuízos que benefícios para si (entre os que têm renda familiar mensal de mais de cinco a dez salários mínimos esse índice é de 44%), e, 17% não souberam responder.

Quando a situação projetada são os brasileiros, 51% responderam que o evento trará mais benefícios que prejuízos, 38% mais prejuízos que benefícios, e 11% não souberam responder.