Saltar para o conteúdo principal

Música, praia e shopping estão entre principais atrativos culturais do Rio

Mercado -

A cultura na cidade do Rio de Janeiro e como seus moradores a desfrutam, em suas mais diversas formas, dentro e fora de casa, foi o foco de pesquisa Datafolha realizada entre agosto e setembro deste ano, junto a 1.501 residentes da capital fluminense com 12 anos ou mais.

Realizado pelo Instituto Datafolha e pela J.Leiva Cultura & Esporte, a pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro, a pesquisa traz dados e informações sobre como os moradores do Rio utilizam seu tempo livre, quais seus hábitos culturais, e como as novas tecnologias da informação estão impactando o consumo cultural dos cidadãos, entre outros temas e recortes que permitem entender como a diversidade geográfica e social dinamizam os contornos culturais da cidade.

Os principais resultados da pesquisa foram apresentados em seminário realizado no ultimo dia 25 de novembro, com a participação dos responsáveis pela pesquisa, formuladores de políticas do setor e protagonistas da cena cultural carioca e brasileira.

Neste relatório, as informações trazidas pela pesquisa e discutidas nas três mesas desse evento estão disponíveis para download, divididas da mesma forma como foram apresentadas ao público e com destaque para os temas presentes em cada uma delas.

MESA 1 (Baixe a apresentação)

  • Tempo livre
  • Interesse por cultura
  • Dentro X Fora de casa
  • Perfil dos mais e menos interessados por cinema, teatro e museus
  • Cultura + Shopping + Alimentação
  • Música

MESA 2 (Baixe a apresentação)

  • Cultura e tecnologia
  • Hábitos de mídia
  • Heavyusers
  • Consumo em casa
  • Informação e divulgação

MESA 3 (Baixe a apresentação)

  • Territórios e barreiras de acesso (Baixe a apresentação)
  • A cidade
  • Uso do tempo livre
  • Impacto na cultura
  • Teatro X Cinema
  • Barreiras

O relatório com a metodologia completa do estudo e seus principais resultados pode ser baixado aqui.