Top of Mind 2014

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O Datafolha começou a fazer sua pesquisa de lembrança de marcas em 1991, quando pesquisou os nomes mais conhecidos em 17 categorias de produtos. Hoje são 40 categorias de produtos e serviços pesquisados, sendo que camisinha, absorvente feminino, iogurte, tablet, empréstimo pessoal e serviço de entrega de encomendas, são as novidades nessa edição.

Também foram investigadas os chamados Tops especiais, que são as marcas mais lembradas nos seguintes segmentos: Top feminino e masculino (marca mais lembrada pelas mulheres e pelos homens), Top regiões (marca mais lembrada em cada região do país) e Top Performance (marca que mais cresceu em relação à pesquisa anterior).

Para descobrir quais são as marcas mais lembradas do país, O Datafolha entrevistou 5.694 brasileiros com idade a partir de 16 anos, pertencentes a todas as classes e com diferentes graus de escolaridade em 171 municípios brasileiros.

A pergunta inicial dos pesquisadores é "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?". A partir dasrespostas são conhecidas as marcas mais lembradas pelos brasileiros, independente das categorias.As mais citadas estão na categoria Top do Top of Mind.

Depois são investigadas as marcas mais lembradas em cada categoria: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em ____?", as respostas são espontâneas e únicas.

Além da primeira marca, o Datafolha investiga as outras marcas mais lembradas em cada categoria: "E quais outras marcas de cerveja você lembra?", nesse caso as respostas são espontâneas e múltiplas.

Essa pergunta mede o "awareness", o total de lembranças de cada marca. Os resultados de todas essas categorias estão no relatório disponibilizado no topo da página.