46% consideram atual congresso regular

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Para 46% dos brasileiros, os senadores e deputados federais que iniciaram uma nova Legislatura neste ano de 2007 estão tendo um desempenho regular até o momento, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 19 e 20 de março. Um terço (30%) acha que eles estão se saindo de maneira ruim ou péssima em suas funções e 16% consideram o trabalho dos parlamentares ótimo ou bom.

Foram ouvidos 5700 brasileiros, em 236 municípios, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em dezembro de 2006, quando indagados sobre o que esperavam do novo Congresso, 43% achavam que ele seria ótimo ou bom, 32% que seria regular e 14% pensavam que esses deputados e senadores teriam um desempenho ruim ou péssimo.

Naquela ocasião, os congressistas que estavam por encerrar sua participação na 52ª Legislatura tinham seu desempenho considerado ótimo ou bom por 19%, regular por 38% e ruim ou péssimo por 36%. Eles haviam atingido a reprovação de 48% dos brasileiros em agosto de 2005, a pior avaliação recebida por parte de senadores e deputados federais desde o chamado escândalo do Orçamento, que se tornou público em 1993.

A reprovação ao desempenho dos congressistas chega a 51% entre os brasileiros com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos e a 44% entre os que têm escolaridade superior.