Saltar para o conteúdo principal

Após três meses, desempenho de Serra é considerado ótimo ou bom por 39% e regular por 37% dos paulistas; Reprovação é maior na capital, onde sucessor do tucano, Gilberto Kassab, é reprovado por 42%

Opinião Pública -

Prestes a completar três meses ocupando o Palácio dos Bandeirantes, o peessedebista José Serra é considerado um governador ótimo ou bom por 39% dos moradores do Estado de São Paulo, taxa que empata com a dos que consideram seu governo regular (37%). Para 16% ele vem fazendo um governo ruim ou péssimo.

Serra leva ligeira vantagem, no que diz respeito à aprovação ao seu desempenho, quando comparado com seus antecessores, os também peessedebistas Geraldo Alckmin (2001-2006) e Mário Covas (1995-2001), avaliados após o mesmo tempo de governo.

Em março de 1995, o desempenho de Covas era considerado ótimo ou bom por 31%, regular por 40% e ruim ou péssimo por 16%. No final de junho de 2001, o governo Alckmin era definido como ótimo ou bom por 34%, como regular por 44% e como ruim ou péssimo por 14%.

Na capital paulista, que o tucano administrou entre janeiro de 2005 e março de 2006, tendo deixado o cargo de prefeito para concorrer ao governo estadual, a reprovação a seu desempenho chega a 27%, nove pontos acima da média. Em outros municípios da Região Metropolitana essa taxa também fica acima da média, chegando a 22%. No interior, por outro lado, Serra é aprovado por 45% (seis pontos acima da média), considerado regular por 37% (taxa idêntica à média) e reprovado por 8% (metade da média estadual).

A reprovação a Serra também fica acima da média entre os paulistas com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos (20%) e entre os que têm escolaridade superior (19%). A aprovação ao governador é maior entre as mulheres (41%) do que entre os homens (37%) e chega a 43% entre os que têm de 16 a 24 anos.

O governador recebe nota média 6, em uma escala que vai de zero a dez. Para um quinto (20%) dos entrevistados ele merece nota cinco. Acham que ele merece nota zero 6% e atribuem a ele nota dez 8%.

O substituto de Serra na prefeitura de São Paulo, o pefelista Gilberto Kassab, por sua vez, vai completar um ano no cargo reprovado pela maior parte dos moradores da cidade: para 42% ele vem fazendo um governo ruim ou péssimo. Essa taxa é nove pontos maior do que a registrada em julho do ano passado, quando 33% diziam que ele vinha fazendo uma administração ruim ou péssima. O percentual dos que acham que Kassab está fazendo um governo regular variou, nesse período, de 39% para 36% e a taxa dos que consideram sua administração ótima ou boa oscilou de 16% para 15%. Vem caindo o percentual dos que não sabem opinar sobre a administração de Kassab: eram 26% em maio do ano passado, 12% em julho e são agora 7%.

Quando Serra completou um ano à frente da prefeitura paulistana, ele vivia situação quase oposta à de seu sucessor, sendo aprovado por 41%, considerado regular por 35% e ruim ou péssimo por 23%.

A aprovação atual a Gilberto Kassab é semelhante à obtida por Celso Pitta, que, em dezembro de 1997, após um ano de governo, fazia um governo considerado ótimo ou bom por 13%. Porém, naquela ocasião, Pitta era reprovado por 52% (33% achavam que o prefeito fazia um governo regular).

O pefelista obtém taxa de aprovação menor do que as obtidas por Jânio Quadros (19%), Luiza Erundina (20%) e Paulo Maluf (25%), após um ano na prefeitura.

A nota média atribuída ao prefeito, em uma escala de zero a dez, é 3,9, sendo que para um quinto dos morados da capital paulista ele merece nota zero; 19% acham que ele merece nota cinco e apenas 2% dão a ele a nota máxima.

O Datafolha ouviu 1839 moradores de 53 municípios do Estado de São Paulo, nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro para a pesquisa no Estado é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Na cidade de São Paulo foram entrevistados 1092 moradores, também nos dias 19 e 20 de março, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Baixe esta pesquisa