Cai reprovação ao congresso

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Passados um ano e três meses desde a posse, o desempenho dos deputados federais e senadores eleitos em 2006 é aprovado por apenas 14% da população brasileira. Essa taxa pouco mudou desde a primeira pesquisa do Datafolha para saber a opinião dos brasileiros sobre o trabalho de seus representantes em Brasília; ela era de 16% em março e de 13% em novembro do ano passado.

A taxa de reprovação era de 30% há um ano e chegou a 45% em novembro, próxima do recorde negativo atingido em agosto de 2005 (48%), no auge do escândalo do mensalão. Hoje, ela está seis pontos menor, e é de 39%. Já o percentual dos que consideram o desempenho do Congresso regular era de 46% em março do ano passado, caiu para 37% em novembro e é hoje de 40%.

O Datafolha ouviu 4044 brasileiros, a partir dos 16 anos de idade, entre os dias 25 e 27 de março de 2008. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A reprovação ao Congresso fica especialmente acima da média entre os brasileiros com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos (49%) e entre os que têm escolaridade superior (47%).

Entre os que moram na cidade do Rio de Janeiro a reprovação a senadores e deputados federais chega a 53%; taxa que é de 49% entre os que moram na cidade de São Paulo.