Gilberto Kassab é aprovado por 56%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Para 64%, segundo mandato será ótimo ou bom

Um mês depois de ser reeleito prefeito de São Paulo, com 61% dos votos válidos, o desempenho de Gilberto Kassab, do DEM, é considerado ótimo ou bom por 56% dos moradores da capital paulista. É o que revela pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 25 e 28 de novembro, que ouviu 1103 paulistanos, a partir dos 16 anos de idade. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior sobre a avaliação do prefeito, o percentual dos que aprovam o democrata oscilou três pontos para baixo. A quatro dias do segundo turno da eleição para prefeito, levantamento concluído no dia 22 de outubro mostrava que a administração do democrata era considerada ótima ou boa por 59%, taxa que igualava, pela terceira vez consecutiva, recorde obtido por Paulo Maluf em outubro de 1996 (58%).

A taxa dos que consideram o desempenho de Kassab regular oscilou de 26% para 25% e a dos que classificam seu governo como ruim ou péssimo passou de 15% para 17%.

A nota média atribuída ao prefeito, em uma escala de zero a dez, é 6,4. Na pesquisa anterior era 6,5.

Um dos segmentos que mais contribuiu para a oscilação negativa da taxa de aprovação ao prefeito foi o dos que têm renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos. Nesse estrato, a taxa dos que consideram o governo do democrata ótimo ou bom teve uma queda de 10 pontos percentuais, passando de 65% para 55%. Entre os que têm rendimentos acima de 10 salários mínimos a aprovação ao prefeito oscilou de 68% para 65%. No início de outubro essa taxa chegava a 76%.

Entre os que têm escolaridade superior a variação negativa na taxa de aprovação a Kassab foi de cinco pontos percentuais: passou de 68% para 63% a taxa dos mais escolarizados que consideram seu desempenho ótimo ou bom. Já a taxa dos que classificam a administração do democrata como ruim ou péssima dobou (de 6% para 12%).

A taxa de aprovação ao prefeito oscilou negativamente seis pontos percentuais entre os que têm de 35 a 44 anos (passou de 56% para 50%) e quatro pontos entre os que têm de 16 a 24 anos (de 64% para 60%). Entre as mulheres a variação negativa na aprovação ao prefeito também foi de quatro pontos percentuais (de 61% para 57%).

Entre os paulistanos que têm intenção de votar no governador José Serra (PSDB) para presidente em 2010 a taxa de aprovação a Gilberto Kassab chega a 72%, ou 16 pontos acima da média. O democrata substituiu Serra quando o tucano deixou a prefeitura para concorrer ao governo estadual em 2006.

Quando indagados sobre o segundo mandato do prefeito, que têm início em 1º de janeiro de 2009, 64% acham que ele vai ter um desempenho ótimo ou bom. Para 21% o democrata fará uma administração regular e para 12% ele será ruim ou péssimo em seu segundo mandato.

Entre os que têm escolaridade superior, 71% acham que Kassab fará um governo ótimo ou bom (taxa sete pontos acima da média). Essa taxa é de 67% entre os que têm o ensino médio e de 58% entre os que têm escolaridade fundamental (seis pontos abaixo da média).

Entre os que têm renda familiar mensal acima de 10 salários mínimos, 69% acham que o democrata fará um governo ótimo ou bom (taxa cinco pontos acima da média). No estrato mais pobre, o dos que ganham até dois salários mínimos, 57% têm essa percepção (sete pontos abaixo da média).

Entre os que têm de 16 a 24 anos, 70% acham que ele fará um governo ótimo ou bom. Entre os que têm de 45 a 59 anos essa taxa é de 59%.

Entre os que têm intenção de votar em José Serra para presidente em 2010 a taxa dos que acreditam que Gilberto Kassab fará um governo ótimo ou bom chega a 79%, 15 pontos acima da média.