Aprovação a Kassab cai 11 pontos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a avaliação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), durante seu segundo mandato, mostra que o percentual de aprovação ao democrata caiu 11 pontos percentuais em comparação com levantamento realizado em novembro do ano passado. Pouco depois de ser reeleito, Kassab era considerado ótimo ou bom por 56% dos moradores da capital paulista. Hoje, essa taxa é de 45%. Nesse período, subiram as taxas dos que consideram a atuação do prefeito regular (de 25% para 30%) e ruim ou péssima (de 17% para 23%).

Entre o início de outubro e o fim de novembro passado Kassab empatou com Paulo Maluf como o prefeito melhor avaliado pelos paulistanos. Chegou a ter 61% de aprovação em levantamento realizado nos dias 7 e 8 de outubro. Essa taxa oscilou para 59% nas duas outras pesquisas realizadas no mesmo mês e para 56% em novembro.

Pesquisa realizada nos dias 16 e 17 de outubro de 1996, após três anos e dez meses de governo, mostrava que Maluf era aprovado por 58%. Naquele ano, o prefeito elegeu seu sucessor, Celso Pitta.

O Datafolha ouviu 1091 moradores da capital paulista, a partir dos 16 anos de idade, entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A nota média atribuída ao prefeito, em uma escala de zero a dez, é 5,8. Na pesquisa anterior era 6,4.

A avaliação a Kassab piorou em todos os segmentos sociodemográficos considerados no levantamento.

Quando se leva em consideração a renda familiar mensal do entrevistado, a taxa de aprovação ao democrata caiu 13 pontos percentuais entre os que têm rendimentos entre dois e cinco salários mínimos (de 57% em novembro para 44% hoje) e 11 pontos entre os que ganham até dois salários mínimos (de 50% para 39%). A maioria dos moradores da capital paulista que têm renda acima de dez salários mínimos continua aprovando o prefeito, apesar da taxa dos que consideram seu desempenho ótimo ou bom ter caído nove pontos (de 65% para 56%) nesse segmento.

No que diz respeito à escolaridade, a taxa de aprovação a Kassab caiu 14 pontos percentuais entre os que têm o ensino médio (de 58% para 44%). Entre os que têm escolaridade fundamental a queda foi de oito pontos (de 50% para 42%). O democrata continua sendo aprovado pela maioria (57%) dos moradores da capital paulista que têm escolaridade superior (em novembro essa taxa era de 63%).

Entre os moradores da capital paulista que têm entre 16 e 24 anos a queda no percentual de aprovação a Kassab foi de 18 pontos percentuais (de 60% para 42%). Entre os que têm de 45 a 59 anos essa queda foi de 16 pontos (de 60% para 44%).

A taxa de aprovação a Kassab caiu 13 pontos entre os homens (de 55% para 42%) e nove pontos entre as mulheres (de 57% para 48%).