Aprovação ao governo lula atinge 76%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O índice de aprovação ao governo Lula chegou ao nível mais alto de seu mandato. Em pesquisa realizada em março, 76% dos brasileiros classificam como ótimo ou bom o governo do presidente. No índice anterior, de fevereiro, lula tinha 73% de aprovação. Essa foi a terceira pesquisa seguida que a avaliação do governo oscilou positivamente.

Dessa forma, Lula continua sendo o presidente mais bem avaliado pela população desde o início das sondagens do Datafolha, em 1990.

O percentual de entrevistados que consideram o governo regular é de 20%, enquanto 4% acham que Lula faz um mandato ruim ou péssimo. Os índices não se alteraram significativamente em relação aos resultados de pesquisas anteriores.

Em três anos, o presidente aumentou em 26 pontos sua popularidade. Em março de 2007, 48% dos entrevistados consideravam que Lula fazia um governo bom ou ótimo, 37% achavam Lula regular, e 14% ruim ou péssimo.

Aprovação cresce entre as mulheres e os mais velhos

Lula manteve tendência de crescimento de aprovação entre as mulheres. Pela terceira vez seguida, a aprovação ao governo cresceu, passando de 71% para 75% nesse segmento.

Em relação à idade, destaque para o índice de pessoas de 60 anos ou mais que aprovam o governo, que aumentou de 67% para 73%.

Apesar do crescimento da aprovação entre os brasileiros com ensino superior (65% para 70%) e entre os que ganham mais de dez salários mínimos (56% para 68%), é nesses segmentos que o governo ainda tem suas piores taxas de aprovação.

O mesmo ocorre nas regiões Sudeste e Sul, onde 69% das pessoas consideram o governo ótimo ou bom, percentual esse que sobe para 87% no Nordeste, região de melhor avaliação do governo.

A nota dada ao governo do presidente também oscilou positivamente. Era 7,8 em fevereiro, e agora é 7,9. Foi a maior nota recebida desde o início do governo, em 2003.