Para eleitor, Russomanno defenderá os pobres, e Serra, os ricos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Visto como o mais inteligente, tucano também é indicado como o que mais promete o que não pode cumprir

Segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra (PSDB) tem uma imagem contraditória diante dos eleitores paulistanos: é visto como o mais inteligente e o mais preparado para ser prefeito, mas também como o que mais faz promessas que não pode cumprir e o que mais defenderá os ricos. Seu principal adversário até o momento, Celso Russomanno (PRB), é tido como o que mais defenderá os pobres e o mais moderno e inovador, revela pesquisa Datafolha feita nos dias 28 e 29 de agosto com 1069 eleitores da capital paulista.

De forma geral, Serra é o nome de maior destaque, seja em atributos positivos, seja em atributos negativos. Quando questionados quais dos candidatos é o mais preparado para ser prefeito, de modo geral, 36% apontam o tucano (ele tem 22% das intenções de voto), 24% indicam Russomanno (31% de intenções de voto), 12% apontam o petista Fernando Haddad (14% das intenções de voto) e 5% optam pelo candidato do PMDB, Chalita (5% das intenções de voto), entre outras indicações.

Ex-ministro da Saúde, o candidato do PSDB também é visto por 43% dos eleitores como o mais preparado para cuidar dessa área em São Paulo. Em seguida são apontados Russomanno (17%), Haddad (9%) e Chalita (5%), entre outros. Serra é o mais apontado neste item inclusive entre aqueles que dizem ter o PT como partido preferido (34%, ante 24% para Haddad).

Na área de educação, as opiniões são mais divididas: 26% consideram Serra o mais preparado para cuidar dessa área, enquanto 18% indicam Russomanno, 14%, Haddad, e 11%, Chalita. Entre os eleitores com curso superior, 23% apontam Serra, 17%, Haddad, ex-ministro da Educação, e 17%, Chalita, ex-secretário do Estado da Educação. Russomano fica com 14% nesse segmento.

Para cuidar da área do transporte, os mais preparados são Serra (23%), Russomanno (19%) e Haddad (15%), segundo os eleitores. Um em cada cinco eleitores (20%), porém, não soube apontar um candidato preparado para cuidar dessa área. Também foi perguntado a eles sobre o trânsito, com resultado similar ao verificado em transporte: 21% apontam Serra como o mais preparado para cuidar dessa área, enquanto 19% apontam Russomanno, e 12%, Haddad. A fatia de eleitores que não soube responder, nesse caso, ficou em 23% (entre os eleitores com ensino fundamental, 30%).

O Datafolha também consultou os eleitores sobre qual candidato, se eleito, mais defenderá os ricos, e também qual mais defenderá os pobres. No caso dos mais pobres, Russomanno é apontado por 30% como o que mais defenderá essa camada da população. A seguir aparecem Haddad (14%), José Serra (13%), Soninha (5%) e Gabriel Chalita (5%). Disseram que nenhum deles irá defender os pobres 14%, e 12% não souberam responder. Quanto à defesa dos mais ricos, Serra aparece com destaque: 47% apontam que o tucano defenderá esse segmento, caso eleito. Com índices menores aparecem ainda Haddad (6%), Russomanno (4%) e Chalita (4%). A fatia dos que não souberam responder é de 20%. Entre os eleitores de 25 a 34 anos, 58% avaliam que Serra será o defensor dos mais ricos.

Para 30%, Serra também é o candidato que faz mais promessas que não pode cumprir. Outros 17% dizem que todos os candidatos fazem mais promessas do que podem cumprir. Em seguida aparecem Haddad (7%), Paulinho da Força (7%), Russomanno (6%), Levy Fidelix e Soninha (5%, cada), entre outros menos citados. Entre os eleitores de 25 a 34 anos, fica acima da média a taxa dos que apontam Serra como aquele que faz mais promessas do que pode cumprir (37%). No segmento dos eleitores com mais de 60 anos, porém, esse índice fica abaixo da média (20%).

O tucano também é visto pelo eleitorado como o mais inteligente, realizador e autoritário entre os candidatos. Na questão sobre o mais inteligente, 33% apontaram Serra, que é seguido por Russomanno (22%), Haddad (9%) e Chalita (7%). Entre os mais ricos, os índices de Serra são ainda maiores, de 44% para aqueles com renda mensal familiar de 5 a 10 salários, e de 47% para aqueles com renda superior a 10 salários mínimos. Para o candidato mais realizador, Serra recebeu 32% dos apontamentos, o dobro de Russomanno (16%). O candidato do PT fica com 7% nesse atributo, no mesmo patamar que Chalita (5%). O ex-governador ainda é visto como o mais autoritário (36%), atributo no qual é novamente seguido pelo candidato do PRB (13%) e Haddad (6%).

Questionados sobre qual candidato é o mais indeciso, um em cada três eleitores (33%) não soube responder. As indicações, nesse caso, dividiram-se entre Serra (12%), Soninha (10%), Paulinho da Força (7%), Fidelix (6%), Haddad (5%), Eyamel (5%), Chalita (5%) e Russomanno (4%), entre outros. No eleitorado mais jovem, de 16 a 24 anos, um índice acima da média (20%) aponta o candidato do PSDB como o mais indeciso.

Sobre o candidato mais moderno e inovador, quem aparece na frente é Russomanno, indicado por 22%. Em seguida vêm Haddad (13%), Serra (12%) e Chalita (12%) e Soninha (7%), entre outros. No segmento de eleitores com nível superior, 18% consideram Chalita o mais moderno e inovador. De forma geral, 21% não souberam responder a essa questão, taxa que sobe para 29% entre aqueles com renda mensal familiar de até 2 salários mínimos e para 31% entre os que estudaram até o nível fundamental.