Alckmin lidera disputa pelo governo do Estado de São Paulo em 2014

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A corrida pelo comando do Estado de São Paulo se manteve inalterada desde o início de outubro. O cenário avaliado inclui Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (PSD), Alexandre Padilha (PT) e Paulo Skaf (PMDB).

Atualmente, Alckmin tem 43% das intenções de voto, contra 40% obtidos no final de junho. Esse índice, porém, era de 52% no início de junho deste ano.

Entre o final de junho e o momento atual, Skaf se manteve com 19%, Kassab passou de 6% para 8%, e Padilha se manteve com 4%.

A taxa dos que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos listados, caiu de 24% para 17%, voltando ao patamar no início do mês de junho, quando era de 14%. Não souberam opinar 9%.

Alckmin têm índices de intenção de voto acima da média entre os menos escolarizados (50%), entre os mais pobres (51%) e no interior do Estado (51%), enquanto seu adversário mais próximo, Paulo Skaf, fica acima da média entre os mais escolarizados (32%).

A vantagem de Alckmin diminui na capital, o atual governador atinge 36% entre os moradores da cidade de São Paulo, índice sete pontos menor do que no total do estado. Skaf tem 22%, Kassab é citado por 7% e Padilha tem a preferência de 5%.

Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado aos entrevistados, Alckmin é citado por 14%, ante 15% na pesquisa do final de junho e 19% do início de junho. Também foram citados Serra (5%) e Skaf (2%), entre outros com menor percentual.

A fatia dos que não souberam indicar espontaneamente nenhum nome ficou em 62%, e 6% disseram espontaneamente que irão votar em branco ou nulo, metade do levantamento anterior (13%).

Veja também detalhes sobre o cenário político e eleitoral no Estado de São Paulo em matéria publicada na Folha.