Maioria dos brasileiros acredita que existe corrupção na Petrobras

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha mostra que 57% dos brasileiros tomaram conhecimento da polêmica em torno da compra da refinaria Pasadena, nos EUA, pela Petrobras. Destes, 14% declararam estarem bem informados, 29% mais ou menos informados e 15% mal informados. Não tomaram conhecimento do assunto 43%.

Para 39%, a compra da refinaria pela Petrobras foi feita por um valor acima do preço para beneficiar as pessoas envolvidas no negócio, para 19%, a compra foi feita por um valor acima do preço porque houve um erro de avaliação sobre as condições do negócio, e para 6%, a compra foi feita pelo preço que era justo na época. Um terço (34%) não soube responder e 2% não concordam com nenhum dos motivos apresentados pela pesquisa.

Para 40%, a presidente Dilma Rousseff tem muita responsabilidade no caso da compra da refinaria. Entre os que estão bem informados sobre o tema, esse indice sobre para 71%. Para 26%, a presidente tem um pouco de responsabilidade, e para 9%, ela não tem nenhuma responsabilidade. Um quarto (25%) não soube responder sobre a responsabilidade da presdidente- entre os que não tomaram conhecimento do assunto, essa taxa alcança 47%.

A maioria dos brasileiros (78%) acredita que existe corrupção na Petrobras. Destes, 29% declararam que a corrupção na estatal petroleira é maior do que em outras empresas públicas brasileiras, para 40% é igual e para 4%, é menor. Para 5%, não existe corrupção na Petrobras e 18% não souberam responder.