Cai aprovação de eleitores ao governo da presidente Dilma Rousseff

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff caiu três pontos desde o início de julho e, atualmente, é avaliado como ótimo ou bom por 32% dos eleitores brasileiros (ante 35% em pesquisa realizada nos dias 1 e 2 de julho). O índice atual fica mais próximo do patamar pré-Copa do Mundo (33% na primeira semana de junho). A taxa de reprovação ao governo da atual presidente seguiu tendência semelhante: no início de junho, 28% consideravam a gestão da petista ruim ou péssima, taxa que caiu para 25% na primeira semana de julho, e voltou a subir, agora para 29%. A parcela do eleitorado que avalia o governo Dilma como regular é de 38%, índice estável na comparação com levantamentos anteriores. Há ainda 1% que não opinou sobre o desempenho da presidente.

O desempenho de Dilma é pior do que o de seus antecessores no mesmo período do ano em que disputaram a reeleição: no caso de Lula (PT), pesquisa Datafolha realizada entre 17 e 18 de julho de 2006 indicava aprovação de 38%, e reprovação de 21%. O governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também era aprovado por 38% em levantamento realizado entre 8 e 9 de julho de 1998, e tinha a reprovação de 19%,

De 0 a 10, a nota média atribuída atualmente ao governo Dilma Rousseff é 5,6, ante 5,7 na pesquisa realizada entre 1 e 2 de julho.