Aprovado como está, rodízio com novas regras divide paulistanos

DE SÃO PAULO

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Oito em cada dez eleitores da cidade de São Paulo (81%) são favoráveis ao sistema de rodízio em vigor na capital, que proíbe o trafego de veículos de determinadas placas em dois períodos do dia, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h. Uma fatia de 14% é contra, 4% são indiferentes, e 1% não tem opinião sobre o tema.

A avaliação positiva do sistema de rodízio se mantém no mesmo nível registrado logo após sua implementação, em 2007. Em agosto desse ano, o Datafolha verificou que 80% dos paulistanos aprovavam o sistema de rodízio, e 15% eram contra. Entre os que utilizam carro, 86% tinham opinião favorável, e 12%, opinião contrária à medida.

Os paulistanos também foram consultados sobre mudanças no sistema de rodízio, avaliando a implantação de dois dias de rodízio na semana e a implantação do rodízio entre 7h e 20h de maneira ininterrupta, como ocorreu em alguns dias da Copa do Mundo. Ambas as propostas dividem o eleitorado da capital paulista.

No caso da implantação do rodízio em dois dias da semana em vez de um, como atualmente, 45% são a favor, e 48%, contra. Há ainda 5% que são indiferentes, e 1% sem opinião a respeito. A fatia de contrários é alta mesmo entre aqueles que usam principalmente ônibus, metrô e trem para se locomover em São Paulo (44%, 45% e 45%, respectivamente). Entre os usuários de carro, esse índice vai a 65%, e fica em 32% a parcela de favoráveis ao rodízio duas vezes por semana.

O funcionamento do rodízio entre 7h e 20h tem opinião favorável de 49%, e 45% são contrários à ideia. Uma fatia de 5% é indiferente, e 2% não têm opinião sobre o assunto. Entre os que usam de forma mais frequente carro para se deslocar pela capital paulista, o índice de favoráveis ao rodízio com horário estendido cai para 40%, e sobre para 57% a parcela de contrários.

Outra medida para o trânsito da cidade de São Paulo rejeitada pela maioria dos paulistanos é a cobrança de pedágio na área central da cidade. Informados de que algumas cidades ao redor do mundo adotam a cobrança de pedágio em áreas centrais para diminuir a circulação de automóveis e melhorar a situação do trânsito e consultados sobre a implementação dessa medida no centro expandido de São Paulo, três em cada quatro (76%) eleitores da capital paulista declararam ser contra a medida. A parcela de favoráveis é de 21%, e 3% não opinaram.

Pesquisa realizada na última semana de junho deste ano mostrava que 79% eram contrários ao rodízio no centro expandido de São Paulo, e 17%, a favor, com oscilações dentro da margem de erro na comparação com os resultados obtidos no levantamento mais recente.

Para 57%, a cobrança de rodízio no centro expandido não melhoraria o trânsito na cidade. Os demais se dividem entre aqueles que avaliam que a situação do trânsito talvez melhorasse (22%) e os que acreditam que com certeza melhoraria (17%). Há ainda 4% que não têm opinião sobre o tema. Entre os mais escolarizados, a taxa dos que acreditam que o pedágio urbano talvez ou com certeza trouxesse melhorias para o trânsito soma 48%, e cai para 32% entre os menos escolarizados.

Na última semana de junho, 60% avaliavam que a medida com certeza não melhoraria o trânsito na capital paulista, enquanto 18% opinavam que talvez melhorasse, e 13%, que com certeza melhoraria.