59% dos eleitores do Rio de Janeiro apoiam Olímpiadas de 2016

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha mostra que 59% dos eleitores fluminenses apoiam à realização dos jogos olímpicos na cidade do Rio de Janeiro em 2016. São contrários aos jogos na capital, 31%, são indiferentes, 8%, e não souberam responder 2%.

Na comparação com pesquisa anterior, no fim de junho passado, a taxa de apoio diminuiu sete pontos (era 66%), enquanto a taxa de rejeição, cresceu quatro pontos (era 27%). No período, a taxa de indiferentes oscilou dois pontos para cima (era 6%) e a taxa dos que não souberam responder, um ponto para cima (era 1%).

Nesse levantamento realizado entre os dias 12 e 13 de agosto de 2014, o Datafolha entrevistou 1.317 eleitores em 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Quando perguntados sobre os benefícios e prejuízos que à realização dos jogos olímpicos trarão para o entrevistado, as opiniões ficaram divididas. Para 45%, as Olimpíadas trarão mais benefícios do que prejuízos (era 47% na pesquisa anterior), para 37% trarão mais prejuízos do que benefícios (era 40%) e 19% não souberam responder (era 14%).

Já, quando perguntados se os jogos trarão mais benefícios ou mais prejuízos para os brasileiros de forma geral, metade (55%) dos entrevistados tem a expectativa que as Olimpíadas trarão mais benefícios do que prejuízos (era 51%), 37% pensam o contrário (era 41%) e 8% não souberam responder (mesmo índice anterior).