66% apoiam manifestações pró-mpeachment

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O apoio entre os brasileiros às manifestações pró impeachment é maior do que o apoio as manifestações contra o impeachment, é o que mostra pesquisa Datafolha.

Dois terços dos brasileiros adultos (66%) aprovam as manifestações a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Uma parcela de 27% é contra, 5% são indiferentes e 2% não opinaram. O apoio às manifestações a favor do impeachment é maior entre os insatisfeitos com o governo federal (83%), entre os mais ricos (81%), entre os moradores da região Sudeste (73%), entre os mais instruídos (73%) e entre os moradores de municípios com mais de 200 mil a 500 mil habitantes (73%). Enquanto, a reprovação às manifestações é maior entre os que aprovam o governo federal (71%), entre os moradores das regiões Nordeste e Norte (respectivamente, 41% e 34%), entre os mais velhos (38%), entre os menos instruídos (33%) e entre os mais pobres (32%).

Já, as manifestações contra o impeachment da presidente Dilma dividem as opiniões dos brasileiros: 45% são favoráveis e 47% são contrários. Uma parcela de 6% é indiferente e 2% não respondeu. Entre os mais instruídos (52%) e entre os moradores da região Nordeste (51%) são observadas as taxas mais altas de apoio às manifestações contra o impeachment de Dilma.

O Datafolha também quis saber dos brasileiros se eles já tiveram alguma discussão, com amigos ou parentes, por causa do atual momento político. Três em cada quatro (74%) declararam que não e 26%, que sim. A discussão é mais comum entre os que têm 16 a 34 anos (32%), entre os moradores dos grandes centros urbanos, com mais de 500 mil habitantes (33%), entre os mais instruídos (42%) e entre os mais ricos (45%).

Para a grande maioria (95%), a discussão política não levou ao rompimento da relação pessoal, enquanto para 5%, foi motivo para cortá-las.