Coca-Cola, Omo, Nike, Nestlé e Samsung lideram Top of Mind 2016

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O Datafolha começou a fazer sua pesquisa de lembrança de marcas em 1991, quando pesquisou os nomes mais conhecidos em 12 categorias de produtos. Hoje são 55 categorias de produtos e serviços pesquisados, além dos Tops especiais, que são as marcas mais lembradas nos seguintes segmentos: Top feminino e masculino (marcas que mais se destacam entre as mulheres e entre os homens), Top regiões (marcas que mais se destacam em cada região do país) e Top Performance (marca que mais cresceu em relação à pesquisa anterior).

Para descobrir quais são as marcas mais lembradas do país, O Datafolha entrevistou 7.247 brasileiros com idade a partir de 16 anos, pertencentes a todas as classes e com diferentes graus de escolaridade em 217 municípios brasileiros.

A pergunta inicial dos pesquisadores é "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?". A partir das respostas são conhecidas as marcas mais lembradas pelos brasileiros, independente das categorias. As mais citadas estão na categoria Top do Top of Mind.

Depois são investigadas as marcas mais lembradas em cada categoria: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em ____?", as respostas são espontâneas e únicas. Além da primeira marca, o Datafolha investiga as outras marcas mais lembradas em cada categoria: "E quais outras marcas de cerveja você lembra?", nesse caso as respostas são espontâneas e múltiplas. Essa pergunta mede o "awareness", o total de lembranças de cada marca.

Pelo quarto ano consecutivo, Coca-Cola (6%), Omo (6%), Nike (4%), Samsung (4%) e Nestlé (3%), dividem a liderança da pesquisa Top of Mind, o empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de dois pontos para mais ou para menos. As cinco marcas mantem-se estáveis desde 2013, com índices que variam entre 3% e 6%, o que representa empate técnico devido à margem de erro da pesquisa, de dois pontos para mais ou para menos.

Outras marcas mencionadas foram: Adidas, Avon, Natura, O Boticário e Ypê (2%, cada), entre outras que atingem no máximo 1% de menção, cada uma, e que juntas somam 58%. Não se lembram de nenhuma marca quando se fala em produtos ou serviços 9%.

O Top do Top, primeira marca que vem à cabeça do entrevistado quando se fala em produtos ou serviços, sem especificar alguma categoria, faz parte da pesquisa Top of Mind desde 1993, e as marcas Coca-Cola e Omo foram as mais premiadas, sendo que Omo venceu todas as edições e Coca-Cola só ficou de fora na edição de 1999. Nas últimas edições, porém, outras marcas vêm ganhando destaque, como Nestlé, Nike e Samsung, que pela quarta vez consecutiva, também divide a liderança.