Metade dos brasileiros tem medo de sofrer violência policial

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha mostra que metade dos brasileiros tem medo de sofrer algum tipo de violência por parte da polícia. Cinco em cada dez (49%) afirmaram ter medo de sofrer violência por parte da Polícia Militar (22% têm muito medo e 26% um pouco) e 51% que não têm medo. Os índices são próximos para a Polícia Civil, 46% declararam ter medo (20% têm muito medo e 25% pouco medo) e 54% que não têm medo.

De maneira geral, o temor de ser uma vítima de violência policial é maior entre os moradores das regiões Norte e Nordeste do que entre os moradores das demais regiões, entre os moradores dos municípios com mais de 500 mil habitantes do que entre os moradores de municípios menores e entre os mais pobres do que entre os mais ricos.
Nesse levantamento, nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2017, foram realizadas 2.771 entrevistas em 194 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

A maioria dos brasileiros adultos (60%) tem medo de andar em seu bairro depois do anoitecer. Desses, 39% têm muito medo e 20% pouco medo. Da parcela que não tem medo (40%), destacam-se os segmentos: homens (48%) e moradores de municípios com até 50 mil habitantes (49%).

O temor de andar a noite pelo bairro é maior entre as mulheres (68%), entre os mais velhos (67%), entre os moradores dos grandes centros urbanos (70%) e entre os moradores das capitais (70%).