37% aprovam desempenho da gestão Covas no combate ao coronavírus

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Pesquisa Datafolha mostra que os eleitores da cidade de São Paulo aprovam (37%) o desempenho do governo municipal no combate à pandemia do coronavírus, 38% consideram regular, 24% reprovam e 1% não opinou.

Nesse levantamento, nos dias 21 e 22 de setembro de 2020, foram realizadas 1.092 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade de São Paulo de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Na análise por região da cidade, observa-se a melhor avaliação entre os moradores da região Oeste da cidade (45% de aprovação ante 18% de reprovação), e a pior, entre os moradores da região Leste (34% de aprovação ante 24% de reprovação) e da região Norte (36% de aprovação ante 27% de reprovação).

A aprovação ao governo Covas na maneira como tem enfrentado à pandemia alcança índices mais altos entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 5 a 10 salários mínimos (48%), entre os simpatizantes do PSDB (73%), entre os eleitores de Bruno Covas (70%) e entre os que avaliam como ótimo e bom o governo Doria (73%).

Em contrapartida, índices mais altos de reprovação à forma como Bruno Covas vem enfrentado a pandemia são observados entre os que avaliam como ruim e péssima a gestão municipal (64%), entre os que reprovam o governo Doria (44%) e entre os que aprovam o governo Bolsonaro (33%).

Em comparação à forma como outras cidades têm enfrentado a pandemia, 35% avaliam que São Paulo adotou medidas melhores que as demais cidades, 32% que adotou medidas iguais e 29% que adotou medidas piores. Uma fração de 4% não opinou.

Da parcela que avalia que a São Paulo adotou medidas de combate ao coronavírus melhores do que em outras cidades, destacam-se os segmentos dos que têm 60 anos ou mais (46%), dos que possuem renda familiar mensal de mais de 5 a 10 salários mínimos (45%), eleitores de Bruno Covas (51%), simpatizantes do PSDB (62%), satisfeitos com o governo municipal (53%) e satisfeitos com o governo estadual (57%). Já, da fração que avalia que São Paulo adotou medidas piores do que outras cidades se destacam os segmentos dos que reprovam o governo municipal (47%) e dos que reprovam o governo estadual (41%).