75% dos eleitores paulistanos preferem manter escolas fechadas

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Três em cada quatro (75%) eleitores da capital paulista são favoráveis à manutenção do fechamento das escolas para os próximos dois meses, já, 24% são favoráveis à reabertura das escolas. Uma fração de 1% não opinou.

O apoio à continuidade do fechamento das escolas para os próximos dois meses é majoritário em todas as variáveis sociodemográficas e atitudinais, e tem índices mais altos entre mulheres (82%) do que entre homens (66%).

O apoio à continuidade do fechamento é majoritário tanto entre os que têm no domicílio estudantes matriculados na rede particular (75%) quanto entre os que têm estudantes matriculados na rede pública de ensino (79% em creches da Prefeitura, 80% na rede municipal e 77% na rede estadual). Por outro lado, o apoio à reabertura das escolas é mais alto entre os homens (33%), entre os mais ricos (44%) e entre os que aprovam o governo Bolsonaro (35%).

Entre os eleitores de Bruno Covas, 79% consideram que as escolas deveriam permanecer fechadas, índice que alcança 89% entre os eleitores de Boulos e cai para 68% entre os eleitores de Marcio França.

Quando questionados se a volta às aulas presenciais agravaria a pandemia, a maior parcela (55%) avalia que sim. Para 19%, o retorno às aulas agravaria um pouco a pandemia, para 24%, não agravaria, e 2% não opinaram.

A avaliação que o retorno agravaria a pandemia é mais alta entre as mulheres (60%) do que entre os homens (48%) e entre os que são contra a abertura das escolas (71%). Essa avaliação é majoritária tanto entre os que têm no domicílio estudantes na rede pública (63 em creches da Prefeitura, 62% na rede municipal e 61% na rede estadual) quanto na rede particular (57%).

Na análise por região da cidade, esse índice alcança 54% entre os moradores da região central, 56% entre os moradores da região Norte, e 55%, entre os moradores das regiões Sul, Leste e Oeste.

O trabalho da prefeitura junto aos alunos da rede municipal é avaliado como mais positivo do que negativo. Três em cada dez eleitores (30%), que têm no domicílio estudantes matriculados na rede municipal de ensino, avaliam o trabalho da prefeitura como ótimo e bom, 44% avaliam como regular e 22% como ruim e péssimo. Uma parcela 4% não opinou.

No geral, um quarto dos eleitores (24%) declarou que têm no domicílio crianças em creches da prefeitura, 27% que têm estudantes na rede municipal, 30% na rede estadual e 14%, na rede particular de ensino.