Gestão Doria em SP tem reprovação (36%) maior que aprovação (23%)

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

O ex-governador João Doria, que deixou o cargo recentemente para tentar disputar a Presidência da República, teve sua gestão de três anos e três meses à frente do Estado de São Paulo avaliada como ótima ou boa por 23% da população paulista com 16 anos ou mais. Uma parcela maior, de 36%, avaliou a gestão Doria como ruim ou péssima, e os demais a consideraram regular (39%) ou não opinaram (2%).

A comparação com pesquisa realizada em dezembro do ano passado, quando o tucano ainda ocupava o Palácio dos Bandeirantes, mostra estabilidade: à época, 24% avaliavam sua gestão como ótima ou boa, 37%, como regular, e 38%, como ruim ou péssima, com 2% sem opinião.

Para este levantamento foram realizadas 1806 entrevistas no Estado de São Paulo, junto à população com 16 anos ou mais, distribuídas em 62 municípios, entre 5 e 6 de abril. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. Na cidade de São Paulo foram realizadas 840 entrevistas, com margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-03189/2022.

Na capital paulista, 40% avaliam a passagem de Doria pelo governo do Estado como ruim ou péssima, o dobro dos que a consideram ótima ou boa (20%). Para 39% dos paulistanos, seu governo foi regular, e 2% não têm opinião a respeito. No interior, a reprovação foi ligeiramente mais baixa (36%), e a aprovação foi de 22%, com 39% de regular e 2% sem opinião. A reprovação à gestão Doria ficou abaixo da média entre os mais jovens (25%, com 53% de regular e 19% de aprovação), e acima da média na faixa de 35 a 44 anos (42%). Também há diferença nas taxas de rejeição registradas entre homens (41%) e mulheres (32%). Entre os paulistas que aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), 51% reprovam o governo Doria. No grupo que avalia negativamente a gestão Bolsonaro, a reprovação ao governo do tucano é mais baixa (33%).

Consultados sobre a confiança nas declarações de Doria enquanto ele ocupava o cargo de governador, 11% dizem que sempre confiavam, e a maioria se divide entre aqueles que às vezes confiavam (45%) e os que nunca confiavam (42%), além de 2% que não opinaram. Em setembro de 2021, 8% sempre confiavam nas declarações do então governador, e os demais às vezes confiavam (48%) ou não confiavam (44%), com 2% sem opinião.

Três em cada quatro (74%) moradores do Estado de São Paulo avaliam que Doria, durante seu governo, fez menos do que o esperado. A fatia dos que avaliam que ele fez mais do que o esperado é de 6%, e 16% acreditam que ele fez o que era esperado. Há ainda 3% que não opinaram e 1% que respondeu de outra forma.