Salários - 13/10/2009
No mercado geral, o aumento médio dos salários em setembro, foi de 0,34%
A pesquisa Bolsa de Salários atualizada mensalmente pelo Datafolha registrou aumento médio de 0,34% no mercado geral, salários de setembro comparados com agosto.
O segmento de Serviços apontou a maior variação média entre os quatro segmentos analisados, 0,39%, seguido pela Indústria com 0,36% e Comércio, 0,19%, já a Construção Civil não apresentou oscilação nas médias salariais.
Os índices aplicados variaram de 1,55%, correspondente ao complemento de dissídio do Sindicato das Indústrias Musicais de Brinquedos, a 7% escalonado, atrelado ao Sindicato dos Publicitários.
Dos 350 cargos que compõem a amostra, 51,1% tiveram variação média de 0,1% a 4,8%, os 48,9% restantes mantiveram-se inalterados.
Entre os dez grupos de ocupações pesquisadas, o grupo de Analistas registrou a maior variação média, 0,83%, seguido por Ocupações de Nível Médio, 0,50% e Outros serviços, 0,41%.
Das 104 empresas pesquisadas pelo Datafolha, 12,5% concederam reajustes.
São Paulo, 12 de outubro de 2009