Com 0,36%, indústria tem maior variação dos salários em junho

DE SÃO PAULO

A pesquisa Bolsa de Salários, realizada mensalmente pelo Datafolha, constatou variação de 0,19%, em média, nos vencimentos de junho. O segmento da Indústria apresentou o maior índice, 0,36%. Entre os demais, o de Serviços registrou índice de 0,3%, a Construção Civil, de 0,02%, e o Comércio não apresentou variação.

Das 130 empresas participantes da pesquisa, 8% apresentaram reajustes salariais.

A variação média no mercado geral foi impulsionada por dissídios homologados na própria data-base. Como por exemplo, o maior índice aplicado de forma linear, referente ao Sindicato dos Trabalhadores Empregados de Transporte Rodoviários e Anexos do ABCD, e Sindicato dos Empregados em Escritórios do Setor Administrativo de Empresas de Transportes Rodoviários do Grande ABCD e Regiões, ambos com 8%. O menor índice aplicado foi de 5%, referente à antecipação concedida pelo Sindicato da Industria de Óleos Vegetais e Seus Derivados do Estado de São Paulo.

Do total de 350 ocupações contempladas na pesquisa, 36% apresentaram variações médias entre 0,1% e 3,6%, as demais permaneceram inalteradas.

Entre os grupos de ocupações pesquisados, o de Outros Serviços figurou em primeiro lugar, com variação média de 0,48%. O segundo lugar ficou com o grupo de Ocupações da Produção, com 0,31%, e na terceira posição, com variação média de 0,28%, ficou o grupo de Ajudantes e Auxiliares.