Salários no comércio tem alta de 2,59% entre setembro e outubro

DE SÃO PAULO

A pesquisa Datafolha Bolsa de Salários, realizada em setembro de 2014, registrou aumento médio de 0,91% no mercado geral, salários de setembro comparados com os de agosto.

O Comércio apresentou a maior variação média, entre os quatro segmentos analisados, 2,59%, seguidos pela Indústria com 0,82%, e por Serviço com 0,75%. A Construção Civil não registrou variação.

Os índices aplicados variaram de 1%, complemento do dissídio, totalizando 8%, referente ao Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo; a 8%, referente ao dissídio com da data-base em setembro, dos Sindicatos dos Empregados nos Comércios de São Paulo, Osasco e Região (Federação e Varejistas).

Dos 350 cargos que compõem a amostra, 73% tiveram variação média de 0,1% a 6,6%, os restantes mantiveram-se inalterados.

Entre os dez grupos de ocupações pesquisadas, o grupo de Analistas registrou a maior variação média, 2,03%, seguido por Administração, Vendas e Finanças, 1,62% e Assessores e Assistentes, 1,08%.

Das 130 empresas pesquisadas pelo Datafolha, 17% concederam reajustes salariais.