Reajuste dos carros novos supera inflação no primeiro mês de 2015

DE SÃO PAULO

Pesquisa Datafolha, realizada entre 1º e 14 de janeiro de 2015, constatou aumento médio nos preços dos veículos novos, com alta mais intensa dos carros (1,57%) do que entre as motocicletas (0,76%). O estudo contempla modelos nacionais e importados novos.

Entre os carros, a marca Bentley apresentou o maior reajuste médio, 9,76%. Entre as motocicletas, a Gas Gas ajustou os preços de seus produtos de dólar para o real, apresentando desconto de 12% nos valores praticados. Vale lembrar que a moeda americana sofreu valorização acima da média nos últimos meses.

Os preços dos veículos novos são atualizados mensalmente, com base em informações oficiais fornecidas pelas montadoras e importadores oficiais.

No mês de janeiro o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo), apresentou variação de 1,62%, desta maneira, os reajustes médios dos preços dos veículos novos ficaram menores que o índice de inflação, 0,86 ponto percentual (p.p.) entre as motocicletas, e 0,05 (p.p.) entre os carros.