Na véspera da eleição, João da Costa (PT) tem 52% dos votos válidos

Baixe esta pesquisa

Na véspera da eleição, João da Costa (PT) tem 52% dos votos válidos

A um dia da eleição municipal para prefeito em Recife, João da Costa (PT) obtém 52% dos votos válidos entre os eleitores da capital pernambucana, enquanto Mendonça (DEM), seu adversário mais próximo, alcança 23% dos votos válidos. Este resultado não permite afirmar com certeza se a eleição será decidida em primeiro turno ou se os dois principais adversários continuarão a disputar até 26 de outubro.

Para que um candidato vença em primeiro turno, é necessário que ele obtenha, no mínimo, 50% dos votos válidos, mais um voto. Entretanto, considerada a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, João da Costa pode ter entre 50% e 54% dos votos válidos, o que situa a disputa no limite da possibilidade de ocorrer segundo turno.

Já Raul (PMDB) aparece com 14% dos votos válidos, seguido de Cadoca (PSC), que teria 8%, Edilson Silva (PSOL) com 3%, e Kátia Telles (PSTU) com 1%. Roberto Numeriano não contabiliza 1% dos votos válidos.

Na pesquisa realizada há quatro dias, em 29 e 30 de setembro, João da Costa alcançou 52% dos votos válidos, Mendonça ficou com 25%, Raul com 13%, e Cadoca, 9%.

O resultado oficial divulgado pela Justiça eleitoral representa os votos validos, que são contabilizados com a exclusão dos votos brancos e nulos, bem como das abstenções dos eleitores. Assim, para calcular esses votos, o Datafolha também exclui da amostra os votos brancos e nulos, e os eleitores que ainda se mostraram indecisos.

Sem fazer esse cálculo, chega-se a 48% de intenção de voto estimulada para João da Costa do total de menções observadas, quase trinta pontos percentuais a mais do que em relação a Mendonça, que obtém 21% das citações.

Afirmam desejo de votar em Raul 13%, enquanto 7% se dizem eleitores de Cadoca. Edilson Silva tem 3%, Kátia Telles 1%, e Roberto Numeriano não atinge 1%.

O Datafolha ouviu 1.732 eleitores da cidade do Recife com 16 anos ou mais, nos dias 03 e 04 de outubro de 2008. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na situação sem apresentação do cartão com os nomes dos candidatos, 40% dos eleitores de Recife citam João da Costa, contra 17% que mencionam Mendonça. Seguem-se Raul (citado por 9%), Cadoca (4%), e Edilson Silva (1%). Espontaneamente, a taxa de indecisos chega a 22%, e 4% a parcela dos que disseram que votarão em branco ou anularão o voto.

81% dos eleitores de João da Costa conhecem seu número

De 63% em 29 e 30 de setembro, subiu para 71%, hoje, o conhecimento do numero correto a ser digitado na urna eletrônica amanha.
A parcela dos que conhecem o numero para confirmar seu voto chega a 81% entre o eleitorado de João da Costa, 73% entre os que pretendem votar em Mendonça, e a 64% entre os eleitores de Raul.

Mostram-se totalmente decididos de sua opção de voto 84% dos eleitores, principalmente os eleitores de João da Costa (89%) e de Mendonça (87%), em comparação com os que pretendem votar em Raul (77%) e Cadoca (68%).

Mendonça e João da Costa são os candidatos com maior chance de receber votos de indecisos (5% para o primeiro e 3% para o segundo).

Assistiram ao debate entre cinco dos candidatos a prefeitura de Recife, transmitido pela TV Globo na quinta-feira, 02 de outubro, 42% dos eleitores. Do total de entrevistados, considerando os que assistiram ou não, 27% acham que João da Costa se saiu melhor, contra 11% que assim pensam quanto a Mendonça, e 7% e 8%, respectivamente, em relação a Raul e a Edilson Silva.

Entre os que assistiram ao debate, 39% consideram melhor o desempenho de João da Costa, enquanto na opinião de 16% quem se saiu melhor foi Mendonça, e de outros 12%, Raul.

E alto, porem, a parcela dos que não souberam dizer (41%), enquanto para 3% nenhum dos candidatos se destacou, e para 1% todos se saíram bem.

São Paulo, 04 de outubro de 2008.