Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Na véspera da eleição, Lula tem 52%, e Bolsonaro, 48%

Disputa tem 2% de indecisos e 6% de eleitores que ainda podem mudar voto

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

Na véspera da votação que decidirá quem será o presidente brasileiro a partir de janeiro de 2023, Lula (PT) tem 52% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro (PL), 48%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e os dois estão no limite do intervalo dessa margem, com maior probabilidade de o petista estar à frente. Na pesquisa anterior, realizada nesta semana, entre os dias 25 e 27 de setembro, Lula tinha 53% dos votos válidos, ante 47% do adversário.

No total do eleitorado, Lula se manteve com 49%, e Bolsonaro oscilou de 44% para 45%. Brancos e nulos somam 4%, e 2% continuam indecisos.

Nesse levantamento, entre os dias 28 e 29 de outubro de 2022, foram realizadas 8308 entrevistas presenciais em 253 municípios de todas as regiões do país junto a eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o código BR-08297/2022.

Bolsonaro segue à frente de Lula no Rio de Janeiro (57% a 43% dos válidos), enquanto o petista fica à frente em Minas Gerais (53% para Lula, 47% para Bolsonaro). Em São Paulo, o atual presidente tem 51%, ante 49% do petista. Esses resultados colocam o atual presidente em vantagem no Sudeste (52% a 48%), e ele também lidera nas regiões Sul (60% a 40%) e Centro-Oeste (61% a 39%). Quem garante Lula à frente é o Nordeste, região na qual o petista tem ampla vantagem (71% a 29%). Na região Norte, há empate, com vantagem numérica para o atual presidente (52% a 48%).

Lula herda 59% dos votos válidos da terceira colocada no primeiro turno, Simone Tebet (MDB), e 41% migram para Bolsonaro. De forma geral, 21% dos eleitores da emedebista dizem que irão votar em branco ou nulo no primeiro turno, e 7% estão indecisos.

Considerando somente os votos válidos de quem votou em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno e agora pretende votar em um dos dois candidatos que disputam o segundo turno, Lula tem 56% dos válidos, ante 44% do atual presidente. Do total de eleitores que escolheram o pedetista, 18% pretendem votar em branco ou nulo, e 5% estão indecisos.

Ampla maioria (96%) dos que já escolheram como votarão amanhã mencionam corretamente o número que irão digitar na urna, e 1% cita um número incorreto, além de 3% que desconhecem como irão votar.

O índice de eleitores totalmente convictos sobre sua escolha para presidente oscilou de 92% para 94% em relação ao levantamento realizado no meio da semana, e 6% ainda podem mudar seu voto.

Nesse universo de eleitores que ainda podem mudar de voto, 63% tem como alternativa votar em branco ou nulo, e os demais optariam por Bolsonaro (18%), Lula (17%) ou não sabem (3%).

Uma parcela de 50% dos eleitores brasileiros declara não votar de jeito nenhum no presidente Jair Bolsonaro neste segundo turno, índice igual ao registrado no levantamento anterior. Os demais votarão com certeza (43%) ou podem votar (6%), além de 1% sem opinião.

A rejeição a Lula oscilou de 45% para 46% nos últimos dias, e a taxa dos que escolherão o petista com certeza também oscilou positivamente, de 47% para 48%. Há ainda 6% que podem escolher o petista, e 1% não respondeu.

A combinação dos índices de rejeição de ambos os candidatos mostra que 48% rejeitam somente Bolsonaro, 43% rejeitam somente Lula, 3% rejeitam tanto o petista como o atual presidente, e 7% não rejeitam nenhum deles.

Relacionadas