Aécio está tecnicamente empatado com Marina; Dilma Rousseff lidera

Eleições -

A três dias do 1º turno da eleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem a preferência de 40% do eleitorado brasileiro, liderança que neste momento lhe assegura uma das vagas na segunda etapa da corrida presidencial. A disputa pela segunda vaga está em aberto, e tem como concorrentes Marina Silva (PSB), com 24% das intenções de voto, e Aécio Neves (PSDB), que aparece com 21%. Como a margem de erro é dois pontos para mais ou para menos, Marina e Aécio estão empatados.

Leia mais »

Na urna eletrônica, 51% acertam número de candidato à Presidência

Eleições -

Nas eleições de 2014, o Instituto Datafolha está realizando uma simulação de voto em um software configurado para ter a mesma funcionalidade e aparência que as urnas eletrônicas utilizadas pela Justiça Eleitoral. A votação é feita em um tablete, após o encerramento da aplicação do questionário com as demais perguntas - inclusive às relacionadas à intenção de voto, espontânea e estimulada.

Leia mais »

Dilma abre vantagem; disputa entre Marina e Aécio fica mais acirrada

Eleições -

A candidata Dilma Rousseff (PT) entra na última semana de campanha pela Presidência da República com vantagem de 15 pontos sobre sua adversária mais próxima, Marina Silva (PSB), Na simulação de 2º turno, a petista manteve tendência de alta e abriu distância sobre a pessebista. Com 40% das intenções de voto para a eleição do próximo domingo, Dilma manteve a preferência registrada em pesquisa realizada na última semana, enquanto Marina oscilou de 27% para 25% nesse intervalo. O terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB), manteve trajetória ascendente e oscilou de 18% para 20%.

Leia mais »

Dilma abre 13 pontos sobre Marina

Eleições -

A candidata Dilma Rousseff (PT) aumentou a distância sobre sua principal adversária na disputa pela Presidência da República. Com 40% das intenções de voto, a petista tem agora 13 pontos de vantagem sobre a candidata do PSB, que aparece com 27%. Na comparação com pesquisa realizada entre 17 e 18 deste mês, Dilma registrou alta de três pontos (tinha 37%), e Marina teve queda de três pontos (tinha 30%). O terceiro colocado na disputa, Aécio Neves (PSB), teve oscilação positiva nesse período, de 17% para 18%.

Leia mais »

Disputa entre Dilma Rousseff e Marina Silva é mais acirrada na classe média

Eleições -

A classe média intermediária foi a que mais avançou durante os últimos quatro anos, movimento que ocorreu simultaneamente à diminuição da classe média baixa e ao aumento, seguido de queda, da classe média alta. Nesse período, a fatia de excluídos chegou a oscilar para baixo, mas é hoje praticamente igual há quatro anos. Na fatia de classe alta também houve oscilação negativa ao longo desse período, e hoje ela está em nível similar ao registrado em 2010.

Leia mais »