Saltar para o conteúdo principal

Na véspera da votação, Covas (55%) tem vantagem sobre Boulos (45%)

Eleições -

Na véspera da votação que decidirá quem será o prefeito de São Paulo pelos próximos quatro anos, Bruno Covas (PSDB) tem 55% das intenções de votos válidos e é favorito para conseguir a reeleição. Seu adversário, Guilherme Boulos (PSOL), tem 45% das indicações de votos válidos
.
A pesquisa realizada entre a sexta-feira e o sábado que antecedem a eleição mostra um quadro estável em relação ao levantamento que foi a campo nos dias 24 e 25 desta semana, que trazia Covas com 54%, ante 46% de Boulos. No primeiro levantamento do 2º turno, realizado entre 17 e 18 de novembro, o tucano tinha 58%, e o candidato do PSOL, 42%. Em nova pesquisa realizada durante a última segunda-feira (23), a vantagem de Covas havia diminuído (55% a 45%), e o levantamento posterior trouxe o resultado de 54% a 46% mencionado anteriormente.

Neste levantamento, realizado em 27 e 28 de novembro, foram entrevistados presencialmente 3.047 eleitores, com 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

A divulgação dos votos válidos destaca a preferência dos eleitores por um dos dois nomes na disputa, sem considerar aqueles que pretendem votar em branco, anular ou ainda estão indecisos. Para contabilizar e divulgar o resultado oficial da eleição, a Justiça Eleitoral também considera válidos somente os votos nominais, excluindo brancos e nulos.

No total do eleitorado, há 9% que pretendem votar em branco ou nulo e 4% ainda estão indecisos, com os demais se dividindo entre Covas (48%) e Boulos (39%). No último levantamento, o tucano tinha 47% das intenções de voto entre o total de eleitores, ante 40% do adversário. Os índices de votos em branco, nulos e de indecisos eram iguais aos atuais.

Oito em cada dez eleitores (79%) sabem o número de sua opção de voto para prefeito, e essa taxa de conhecimento é ligeiramente superior entre eleitores de Boulos (83%) do que entre quem pretende votar em Covas (77%).

Uma parcela de 13% do eleitorado ainda pode mudar seu voto para prefeito até o domingo da eleição, e 87% estão totalmente decididos sobre a opção escolhida. No eleitorado de Bruno Covas, 86% estão totalmente decididos, e entre eleitores do candidato do PSOL o índice é de 89%. Entre eleitores que têm intenção de votar em branco ou nulo, 83% estão convictos sobre essa escolha, e 16% ainda podem mudar de ideia.

Nesse universo de eleitores não convictos, 53% migrariam, preferencialmente, para o voto em branco ou nulo, e Covas (21%) e Boulos (20%) ficariam com partes iguais se a mudança de preferência eleitoral fosse concretizada.

Baixa a pesquisa completa