Boulos é o candidato mais mencionado da semana, mas Marçal domina principais posts sobre ele

Oficialização de candidatura, em ato com Lula, coloca o deputado federal no topo das citações entre os candidatos a prefeito de SP; principais menções foram críticas de Pablo Marçal

Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

Guilherme Boulos (PSOL) foi o candidato mais mencionado, sobre a disputa eleitoral à Prefeitura de São Paulo, na internet, entre os dias 15 e 21 de julho. Ao todo, ele aparece em 87 mil menções feitas nas redes sociais, portais de notícias e fóruns de discussão. Contudo, os conteúdos que mais engajaram, sobre Boulos, são negativos, e postados por um de seus adversários, Pablo Marçal (PRTB).

Na semana anterior, Pablo Marçal esteve em alta, e havia sido o mais citado pelos perfis no ambiente digital. A alçada de Boulos à condição de nome mais lembrado tem relação direta com a oficialização de sua candidatura, em convenção realizada no dia 20 de julho, com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) – 74% das menções a Boulos foram feitas entre os dias 20 e 21, na esteira da divulgação do ato.

Do total de menções, 3% foram em matérias publicadas em sites. Outros 97% foram de perfis nas redes sociais, tanto das próprias organizações midiáticas, compartilhando nas redes, quanto de apoiadores e críticos debatendo o assunto.

Apesar da alta visibilidade para Boulos, os conteúdos de maior destaque foram negativos, e partiram de Pablo Marçal – só no Instagram, Marçal fez 11 posts contra o candidato do PSOL, que geraram 47 milhões de visualizações e 1,9 milhão de interações, o que mostra que as críticas contra o principal nome da esquerda, na disputa, tiveram grande alcance na rede.

No conteúdo de Marçal que mais engajou, contra Boulos, o pré-candidato publica vídeo em resposta a processo movido pelo oponente, em que o psolista pede indenização por danos morais a Marçal. Ele chama Boulos de "vagabundo" e lembra da posição dele, favorável ao arquivamento da denúncia de rachadinha contra André Janones (Avante). Só esse post, no Instagram, gerou 816,8 mil interações e 9,1 milhões de views.

Para efeito de comparação, o conteúdo positivo a Boulos de maior destaque foi a publicação do presidente Lula anunciando que Boulos é seu candidato em São Paulo – em conteúdo que teve 43 mil interações e 1,4 milhão de visualizações.

Os dados mostram que, em termos de mobilização na internet, Pablo Marçal conseguiu ter impacto significativo nos assuntos contra Guilherme Boulos.

Na sequência dos nomes mais mencionados na web, vêm: Pablo Marçal (51 mil menções); Ricardo Nunes (27 mil); Kim Kataguiri (25 mil); Datena (24 mil); Tabata Amaral (4 mil); Marina Helena (3 mil); Altino Prazeres (136); Ricardo Senese (114); João Pimenta (113); e Fernando Fantauzzi (83).

Relacionadas