Pablo Marçal gera mais engajamento nas redes do que todos os seus adversários juntos

Pré-candidato a prefeito de SP tem ampla vantagem, apostando em ser o principal nome contra a esquerda

Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

Com 10% na última pesquisa Datafolha para prefeito de SP, o empresário Pablo Marçal é o líder disparado em interações geradas a partir de suas publicações nas redes sociais entre os postulantes ao cargo. Os dados são de posts do período entre 15 e 21 de julho. Foram analisados Facebook, Instagram e X/Twitter.

Os 119 posts de Marçal, no período, geraram 8,4 milhões de interações. O 2º que mais engajou, Kim Kataguiri (União), teve 810 mil interações nas suas publicações, número 10 vezes menor. Marçal ainda contabiliza mais de 4 vezes mais engajamento do que todos os demais concorrentes, juntos.

Confira no gráfico abaixo:

Planilha Datafolha/Codecs
Número de Interações Geradas pelos Posts dos Candidatos - Codecs

É evidente a estratégia de Pablo Marçal, nas redes, de provocar uma polarização com Guilherme Boulos para "tirar" o prefeito Ricardo Nunes do protagonismo na disputa municipal. Só no Instagram, 11 dos 77 posts de Marçal são com críticas ou citações diretas ao candidato do PSOL. Essas citações ao oponente foram vistas 47 milhões de vezes e geraram 23% de todo o engajamento das redes do empresário no período.

No conteúdo de Marçal que mais engajou, contra Boulos, o pré-candidato publica vídeo em resposta a processo movido pelo oponente, em que o psolista pede indenização por danos morais a Marçal. Ele chama Boulos de "vagabundo" e lembra da posição dele, favorável ao arquivamento da denúncia de rachadinha contra André Janones (Avante). Só esse post, no Instagram, gerou 816,8 mil interações e 9,1 milhões de views.

O conteúdo de maior engajamento de Marçal gerou 816 mil interações. A de Boulos teve 75 mil interações; a de Nunes, quase 14 mil. Kim Kataguiri até teve um desempenho um pouco melhor, com seu principal post batendo 109 mil interações, mas ainda distante do que Marçal tem provocado nas redes.

Em outro post de destaque, o coach publicou vídeo de discussão de Boulos com munícipe, escrevendo que a reputação do psolista com o povo "não é muito boa". O conteúdo gerou 291 mil interações e foi visto 6,8 milhões de vezes no Instagram.

Marçal, nesse quesito, é o oposto de Ricardo Nunes. Enquanto o prefeito age, no ambiente on-line, de forma institucional, basicamente se dirigindo aos seus seguidores para divulgar obras e realizações, o empresário parte para o "ataque" contra o deputado federal.

Com ofensas, críticas e memes em direção ao principal candidato da esquerda, ele se coloca de forma contundente no debate público, assumindo o papel de principal opositor da esquerda nas redes, dentre os postulantes ao cargo de chefe do executivo municipal de SP.