Em semana de convenções, engajamento de Datena e Tabata cresce nas redes; Marçal segue líder
Interações nos posts dos prefeituráveis confirmados aumentam de 22 e 28 de julho em relação à semana anterior; Menções a Lula e Olimpíadas são alguns dos temas com mais envolvimento
Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação
Na semana em que tiveram seus nomes confirmados na disputa pela prefeitura de SP, José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) foram os prefeituráveis que tiveram maior crescimento nas interações geradas a partir de suas publicações nas redes sociais. Enquanto o candidato tucano superou 240 mil interações, com alta de 823% em relação à semana anterior (15 a 21 de julho), a postulante do PSB atingiu mais de 617 mil interações, aumento de 128%. Foram analisados os perfis no Facebook, Instagram e X/Twitter.
Apesar do crescimento de ambos, o desempenho deles nas redes sociais é amplamente inferior ao do empresário Pablo Marçal (PRTB), que mesmo com queda de 40% no engajamento no período, superou 5 milhões de interações em seus posts. O total dele é duas vezes superior à soma de todos os demais candidatos. Marçal também tem o melhor desempenho na média de engajamento por conteúdo, acumulando mais de 66 mil interações por post.
Nas redes de Marçal, os conteúdos ligados ao conservadorismo e de críticas à esquerda foram destaques no período. O post dele que mais engajou, com mais de 561 mil interações, foi uma crítica indireta à abertura das Olimpíadas de Paris 2024. "Sem cabelo azul, sem lacração e sem ataques religiosos", diz o enunciado de um vídeo, sobre qual ele pergunta: "É pedir muito?".
As Olimpíadas ainda foram tema da terceira postagem com mais interações de Marçal, na qual ele defende o incentivo ao esporte. O empresário também postou sobre as eleições na Venezuela, tema do segundo post com mais interações em suas redes. Outras duas das 10 melhores publicações de Marçal foram sobre segurança, com propostas de uso de drones e de acolher moradores de rua e usuários de drogas.
Já Guilherme Boulos, que lidera ao lado do prefeito Ricardo Nunes (MDB) as intenções de voto na mais recente pesquisa Datafolha para prefeito de SP, atingiu 713,9 mil interações em seus posts, crescimento de 2% sobre a semana anterior.
Boulos foi o segundo em total de interações, agora superando o então segundo colocado na semana anterior, Kim Kataguiri (União Brasil), que por sua vez focou parte de seus posts em críticas a Lula e somou 398 mil interações (queda de 51%), caindo para a quarta colocação em engajamento.
Quatro dos 10 posts de Boulos que mais engajaram, incluindo os três primeiros, foram de menções diretas a Lula e ao apoio anunciado pelo presidente à sua candidatura. O candidato do PSOL ainda fez menção negativa ao prefeito Ricardo Nunes por conta da privatização da Sabesp e à prefeitura por filas e problemas na saúde.
Terceira em engajamento, Tabata Amaral teve no post do lançamento de sua candidatura o maior destaque, com cerca de 119 mil interações. A média de interação por post de Tabata subiu 82%, de 5,1 mil para 9,3 mil.
Entre os 10 melhores posts da candidata, houve uma menção a adversários – crítica a Pablo Marçal e pedido de investigação contra o coach por suspeita de pagar seguidores para divulgar vídeos, além de dois conteúdos sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024, incluindo o segundo que mais engajou, sobre a conquista da medalha de bronze pela skatista Rayssa Leal.
Datena viu o total de interações em seus conteúdos subir de 26 mil na semana anterior para 240 mil. Com o resultado, a média de interações por post subiu para 17,5 mil (alta de 695%), o que fez o tucano saltar para a segunda colocação neste quesito entre os prefeituráveis.
A publicação de Datena que mais engajou foi um post em que ele elogia, em entrevista a podcast, o funkeiro MC Ryan. Cortes da entrevista apareceram em mais três posts dos dez melhores do candidato do PSDB. Em um deles, Datena diz que ele e Pablo Marçal sofrem mais críticas por crescer nas pesquisas e revela ter recebido ligação do coach, sugerindo que seria para convidá-lo para ser seu vice e fazendo referência positiva ao influenciador.
Os dados fazem parte de uma nova rodada de estudos realizados em parceria entre a Codecs e o Datafolha, que divulga semanalmente o desempenho dos prefeituráveis nas redes sociais.
Fernando Fantauzzi (DC) e João Pimenta (PCO) foram os únicos pré-candidatos que não publicaram na semana.