Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação
A brasileira Rayssa Leal se tornou, com o bronze conquistado nesse domingo (28), nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a atleta mais jovem da história a ir ao pódio em duas edições diferentes, e levou os brasileiros à loucura na internet. A cada quatro citações aos Jogos Olímpicos durante o fim de semana, uma foi sobre a Fadinha. Foi o assunto mais comentado no Brasil, sobre os Jogos, no período.
O nome da skatista foi mencionado 669,4 mil vezes durante todo o fim de semana. Ao todo, foram 2,6 milhões de menções a termos como Jogos Olímpicos, Olimpíadas e Paris 2024, e aos atletas que estiveram em ação no fim de semana. Ou seja, Rayssa apareceu em 26% de toda a discussão em torno da disputa olímpica.
Esse percentual, dentro do universo da web, significa um grande impacto de Rayssa dentro do volume total de posts analisados. Isso porque muitas menções não possuem um padrão identificável, ou não se encaixam em temas específicos, ainda mais quando o assunto é Olimpíadas – evento que reúne interesses diversos.
Para o levantamento, foram consideradas as citações, de perfis do Brasil, na internet em geral – o que inclui redes sociais, imprensa, blogs e fóruns na internet. 98% das citações foram feitas nas redes.
O gráfico abaixo mostra a movimentação, na internet, sobre Rayssa Leal, especificamente no domingo (28), dia em que competiu. O pico destacado de 207 mil menções aconteceu entre 13h e 14h, justamente quando se consolidou o resultado do bronze para a skatista.
Com isso, 31% de toda a repercussão sobre a atleta ocorreu exatamente no momento da definição da medalha – 73% das menções foram feitas entre o início das provas do skate, às 09h do domingo, e as 15h, nas duas horas seguintes à conquista efetiva do bronze.
O pico revela que o grande motivo das menções a Rayssa foi justamente a celebração em torno do resultado conquistado. Exceções foram as citações que destacavam que Rayssa declarou, em libras, que ‘Jesus é o caminho, a verdade e a vida’.
Foram perfis valorizando a postura da atleta, como esse post abaixo, do pastor André Valadão, que gerou 489 mil interações e foi visto 12,2 milhões vezes – uma das citações do período que mais viralizaram nas redes sociais.
JAPÃO VIROU RIVAL
O domingo de Jogos Olímpicos rendeu memes na internet por conta das diversas derrotas sofridas pelo Brasil para o Japão, seja nas disputas individuais, como o desempenho das japonesas no skate, à frente de Rayssa; seja pela vitória dramática no futebol feminino, com a construção do placar a favor das japonesas nos acréscimos da partida.
Ao todo, foram 297 mil citações a termos como Japão, Japonesas e Japoneses, associados a buscas envolvendo os Jogos Olímpicos. E 68% dessas menções foram feitas entre 12h e 15h, tendo justamente como ponto alto a repercussão após derrotas nos esportes mencionados acima.
Predominaram citações cômicas, brincando sobre as japonesas serem "pedra no sapato" do Brasil, como nos posts abaixo:
OUTROS DESTAQUES DO FIM DE SEMANA
A ginástica artística rendeu 512,5 mil menções no fim de semana, o equivalente a 25% de toda a repercussão do período – que se dividiu, principalmente, entre Rebeca Andrade (195 mil menções); a estreante Julia Soares (125 mil citações) e a norte-americana Simone Biles (87,7 mil), que voltou à cena olímpica em provas realizadas nos últimos dias.
As medalhas de prata para Willian Lima; e o bronze para Larissa Pimenta, ambos no judô, também apareceram com relevância. Willian foi citado 122 mil vezes; enquanto Larissa Pimenta apareceu em 111 mil citações.