José Fogaça, com 50%, lidera disputa, 13 pontos à frente de Maria do Rosário, que tem 37%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, do PMDB, estaria reeleito, se o segundo turno da eleição para prefeito de Porto Alegre fosse realizado hoje. Metade (50%) dos eleitores consultados pelo Datafolha votariam no atual prefeito. O peemedebista tem 13 pontos de vantagem sobre sua adversária, Maria do Rosário, do PT, que conta com 37% das preferências. Votariam em branco ou anulariam o voto 6% e se dizem indecisos 7%.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluídos votos nulos, em branco e os eleitores que se declaram indecisos, José Fogaça tem 57% e Maria do Rosário 43%.

No primeiro turno, José Fogaça teve 43,85% dos votos válidos. Maria do Rosário ficou com 22,73% dos válidos.

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre no segundo turno ouviu 1040 eleitores, nos dias 16 e 17 de outubro, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre os que declaram ter votado em Manuela, do PC do B, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 15,35% dos votos válidos, 50% afirmam que vão votar em Maria do Rosário e 35% dizem que darão seu voto a José Fogaça no dia 26 de outubro. Entre os eleitores de Luciana Genro, do PSOL, quarta colocada, com 9,22% dos válidos, 54% têm intenção de votar na candidata do PT e 29% dizem que votarão pela reeleição do atual prefeito. Fogaça conta com 62% dos votos dos eleitores que declaram ter votado em Onyx, do DEM, que ficou em quinto lugar no primeiro turno, com 4,91% dos votos válidos.

O percentual de eleitores que pretendem votar em José Fogaça e que sabem dizer o número a ser digitado na urna eletrônica para confirmação de sua vontade no dia da eleição é de 83%. Entre os eleitores que pretendem votar em Maria do Rosário, a taxa dos que respondem corretamente o número da candidata é de 80%.

A maioria (61%) dos eleitores de Porto Alegre que declaram ter votado no primeiro turno dizem ter tomado sua decisão pelo menos um mês antes da eleição. Dizem ter se decidido uma semana antes da eleição 10%, e afirmam ter tomado sua decisão 15 dias antes da eleição 9%. Decidiram seu voto para prefeito no próprio dia da eleição 8%, e se decidiram na véspera, 6%.

Entre os eleitores que declaram ter votado em Maria do Rosário, 13% dizem ter decidido seu voto 15 dias antes da eleição, taxa quatro pontos acima da média. Entre os que afirmam ter votado em José Fogaça, 70% dizem ter se decidido pelo menos um mês antes da eleição, taxa nove pontos superior à registrada entre o total de entrevistados.

*Governo de Yeda Crusius é reprovado por 42% dos eleitores de Porto Alegre;
Lula é aprovado por 48%*

A maior parte dos eleitores de Porto Alegre continua reprovando o desempenho da governadora Yeda Crusius, do PSDB. Para 42%, ela está fazendo um governo ruim ou péssimo. Essa taxa é cinco pontos menor do que a registrada na pesquisa anterior, realizada nos dias 4 e 5 de setembro (47%). A queda na reprovação à governadora reflete a variação na taxa dos que consideram seu desempenho regular, que passou de 36% para 40%. A aprovação a Yeda se manteve idêntica: 15% dos eleitores de Porto Alegre acham que a tucana está fazendo um governo ótimo ou bom.

A nota média para a governadora Yeda Crusius, em uma escala de zero a dez, é 4,2. Na pesquisa anterior era 3,9.

Já a a aprovação ao presidente Lula subiu de 41% no levantamento de início de setembro para 48% hoje. A taxa dos que consideram o desempenho do presidente regular caiu de 40% para 36% e a dos que consideram o governo do petista ruim ou péssimo oscilou de 18% para 15%.

Lula obtém nota média 6,3. Na pesquisa anterior essa média era 5,8.

Foram ouvidos 1040 eleitores, nos dias 16 e 17 de outubro, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 17 de outubro de 2008.