O Instituto de Pesquisas Datafolha atua há mais de três décadas na área de inteligência de mercado e opinião pública. Atende corporações de todos os tamanhos, grupos de mídia, agências de publicidade e institutos e organizações do terceiro setor. E o que oferecemos de melhor a esses parceiros é ouvir o que cidadãos, consumidores e tomadores de decisão pensam e como agem na hora de comprar, votar, testar, compartilhar, posicionar, negociar, protestar, seguir, valorizar e curtir.
A estrutura que garante os resultados mais confiáveis e a melhor geração de valor para os nossos parceiros vão da coleta precisa de dados a uma ampla oferta de ferramentas de análise. Por trás disso tudo, pessoas que transformam dados em ideias. Aprenda um pouco mais sobre nós:
Como coletamos nossos dados
O Instituto Datafolha tem estrutura para a realização de pesquisas de mercado e opinião pública com foco nos mais diversos públicos. Para chegar até eles e representá-los da melhor forma, utiliza técnicas de abordagem múltiplas, que incluem:
- Pesquisa em pontos de fluxo populacional
- Pesquisa telefônica automatizada (C.A.T.I.)
- Pesquisa online
- Pesquisa domiciliar
- Central Location
- Análise estatística
- Estudos qualitativos com grupos focais
- Estudos qualitativos online
- Entrevistas em profundidade
- Desk-research
O Datafolha tem estrutura própria para realizar trabalhos de campo nas principais capitais do país. Essa abrangência nacional permite agilidade e precisão para produzir amostras representativas, com segurança e qualidade. .
O mesmo compromisso é aplicado em suas pesquisas telefônicas, pesquisas online, estudos qualitativos e análises de dados produzidos pelo instituto.
Para assegurar a qualidade dos dados coletados, o instituto possui um setor de controle de qualidade em que as informações dos levantamentos são rigorosamente criticadas e checadas.
Entrevistadores, checadores e críticos são treinados constantemente por programas de qualidade, garantindo resultados seguros e sem distorções.
Como planejamos resultados confiáveis
O Datafolha tem uma área de planejamento amostral completa. Isso significa precisão no levantamento de dados secundários, elaboração de amostras confiáveis, atualização e verificação constante de informações sociais e demográficas. No oceano de informações e possibilidades dos dados, capacidade técnica para planejar é a garantia de uma boa jornada.
Como criamos informação de valor e geramos inteligência
As áreas de inteligência de mercado e opinião pública do Instituto Datafolha trabalham para entender os desejos de nossos parceiros e transformar suas necessidades em projetos bem estruturados, ágeis, constantemente em busca de novos olhares e ideias por trás das planilhas e bancos de dados.
Além de criar a melhor comunicação para as informações levantadas em nossas pesquisas, o Datafolha dispõe de uma série de ferramentas estatísticas que ajudam nossos analistas a mergulhar com segurança no oceano de dados gerado em cada novo projeto. Abaixo, algumas dessas possibilidades:
Análise de correspondência (Perceptual Map) - técnica que através de uma representação gráfica, pode-se visualizar a associação entre os objetos de estudo e um conjunto de características descritivas destes objetos.
- Análise de cluster - para estudos de segmentação de mercado, onde os elementos de um mesmo grupo são mais parecidos possíveis e entre os vários grupos mais diferentes possíveis.
- Análise fatorial - reduz um grande número de variáveis a um número menor de dimensões - permite selecionar as variáveis mais importantes, eliminando redundâncias.
- Construção de números índices - mostra as variações de uma variável ou um grupo delas, correlacionadas ao tempo, localização geográfica, rendimento, profissão, etc.
- Conjoint analysis - medida de preferência de consumidores em relação a conjunto de características de um determinado produto ou serviço.