Isolado ou em situação de empate, Garotinho lidera no Rio de Janeiro

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A segunda pesquisa Datafolha para a disputa do Governo do Rio de Janeiro realizada em 2013 mostra a liderança de Anthony Garotinho (PR), ora isoladamente, ora dividindo a liderança com o senador Lindbergh Farias (PT).

No cenário mais completo, o ex-governador lidera sozinho, e passa a dividir a liderança com o senador petista quando são excluídos os nomes de Bernardinho (PSDB) e Marcelo Crivella (PR).

Na primeira situação, Anthony Garotinho (PR) alcança 21% e figura em primeiro lugar. Na segunda posição ficam empatados Marcelo Crivella (PRB) e Lindbergh Farias (PT), com 15%, cada. Em seguida aparecem Cesar Maia (DEM), com 11%; Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 5%; Miro Teixeira (PROS), com 3%; e Bernardinho (PSDB) e Milton Temer (PSol), com 2%, cada. Estão indecisos 8%, e 18% votariam em branco ou nulo.

Garotinho se destaca entre os menos escolarizados e com menor renda familiar mensal, entre os quais atinge 31% e 30% das intenções de voto, respectivamente.

No segundo cenário, sem a presença dos candidatos do PSDB e do PRB, Garotinho e Lindbergh estão tecnicamente empatados na liderança, com 24% e 19%, respectivamente. Declararam intenção de voto em Cesar Maia 12%, em Pezão, 7%, em Miro Teixeira, 4%, e em Milton Temer, 3%. Indecisos chegaram a 9%, e branco e nulo a 23%.

A disputa ao governo fluminense está ainda mais indefinida na intenção de voto espontânea: de junho a novembro subiu de 60% para 72% o percentual dos que não sabem em quem votar quando não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos. Garotinho tem 5% das intenções de voto espontâneas; o atual governador, Sergio Cabral, reeleito em 2010 e impossibilitado de concorrer mais uma vez ao cargo, tem 3%; Luiz Fernando Pezão, o atual prefeito da capital, Eduardo Paes (PMDB), e Lindbergh Farias atingem 2%, cada. Com 1% das menções aparecem Crivella e Marcelo Freixo, e outros 6% pretendem votar em branco ou nulo.

Leia matéria publicada na Folha com mais dados e informações sobre esta pesquisa.