Dilma Rousseff lidera disputa presidencial no Rio Grande do Sul

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa presidencial entre os eleitores do Rio Grande do Sul, com 40% das intenções de voto, taxa similar à registrada em pesquisa realizada na semana passada (38%). No mesmo período, a taxa dos que votariam em Marina Silva (PSB) caiu de 30% para 26%, e as intenções de voto em Aécio se mantiveram em 15%.

Em seguida aparecem Luciana Genro (PSol), com 2%, e Pastor Everaldo (PSC), e Rui Costa Pimental (PCO), com 1%. Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Zé Maria (PSTU) não atingiram 1%, os votos em branco ou nulo somam 4%, e 11% não opinaram sobre o assunto.

Nesse levantamento, realizado entre os dias 08 e 09 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1258 eleitores em 48 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra

Entre os eleitores que indicam votar em Ana Amélia Lemos no 1º turno da eleição para governador, 36% declaram votar também em Marina, e os demais se dividem principalmente, entre Dilma (28%) e Aécio (22%). Entre os que optam por Tarso, 73% indicam votar em Dilma, 12%, em Marina, e 6%, em Aécio. No eleitorado que prefere José Ivo Sartori, Marina tem 36%, ante 31% para Aécio e 21% para Dilma.

Dilma também é a mais rejeitada entre os postulantes à Presidência: 24% dos gaúchos não votariam na petista de jeito nenhum. Em seguida aparecem Pastor Everaldo (18%), Marina Silva (16%), Aécio Neves (12%), Zé Maria (10%), Eymael (10%), Luciana Genro (9%), Levy Fidelix (9%), Rui Costa Pimenta (8%), Mauro Iasi (7%) e Eduardo Jorge (6%). Uma fatia de 20% não rejeita nenhum, 2% rejeitam todos, e 11% não opinaram.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina entre os eleitores do Rio Grande do Sul, Dilma venceria Marina por 50% a 38%. Neste cenário, 5% votariam em branco ou nulo, e 7% não opinaram. A vantagem da atual presidente para Marina em um eventual segundo turno cresceu entre os gaúchos: na semana passada, a situação era de empate técnico, com 46% para Dilma e 42% para a pessebista.

Governo Dilma é aprovado por 39% dos gaúchos

A gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) é avaliada como ótimo ou bom por 39% dos eleitores do Rio Grande do Sul, índice similar ao registrado em pesquisa realizada na primeira semana de setembro (38%). Nesse período, a taxa dos que desaprovam o governo da petista ficou estável (em 18%), e oscilou de 43% para 42% a parcela dos que avaliam como regular.
.
De 0 a10, a nota média atribuída ao desempenho de Dilma é 6,2, ante 6,1% no levantamento anterior.