Na disputa por governo do Ceará, Eunício tem 41%, e Camilo, 34%

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA
 

Faltando menos de vinte dias para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha, realizada com eleitores do Ceará aponta a continuidade da liderança do candidato Eunício (PMDB) com 41% das intenções de voto contra 34% de Camilo (PT). Em relação ao levantamento anterior realizado no início de setembro, Eunício permanece estável e Camilo oscilou três pontos percentuais para cima (de 31% para 34%) e agora a diferença entre os dois candidatos é de sete pontos percentuais, contra dez pontos na pesquisa anterior.

Eliane Novaes do PSB tem 3% (tinha 4%) e Ailton Lopes PSOL 1% (era 2%). Brancos ou nulos somam 8% (mesmo índice do levantamento anterior) e indecisos são 13% (era 15%).

Considerando apenas os votos válidos, Eunício tem 51% contra 44% de Camilo. Eliane Novais 3% e Ailton Lopes 2%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Nesse levantamento realizado entre os dias 18 e 19 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.200 eleitores em 47 municípios do Estado do Ceará. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Verificando-se os dados dos dois principais candidatos na disputa no interior e na capital, Eunício tem 34% na capital versus 28% de Camilo e no interior, o peemedebista tem 43% ante 38% do petista.

Na intenção de voto espontânea, Eunício é citado por 25%, na pesquisa realizada no início do mês tinha 19%. Camilo que tinha 18%, oscilou um ponto e hoje tem 19%. Ailton Lopes obteve 1% e Eliane Novais não atingiu 1%. Brancos ou nulos, somam 5% (era 6%), e indecisos, 44% (era 48%).

Excluindo os resultados obtidos para Eliane Novaes, as taxas de rejeição dos candidatos se mantiveram dentro da margem de erro. Ailton Lopes tem 30% (tinha 28%), Eliane Novaes 30% (era 26% - cresceu quatro pontos), Camilo 21% (tinha 20%) e Eunício somou 17% (tinha 16%). Votaria em qualquer candidato, 8% (era 11%) rejeita todos os candidatos permaneceu em 5% e os que declararam que não sabem eram 19% e hoje são 18%.

Na simulação de segundo turno entre Eunício e Camilo, o resultado continua estável e o candidato do PMDB permanece na liderança, o peemedebista tem 45% e o petista 37% das intenções voto, no levantamento anterior, Eunício era preferido por 46% e Camilo por 35%.

O Datafolha perguntou aos eleitores que irão votar em algum candidato ou anular o voto, se conhecem o número que irão digitar na urna eletrônica no dia da votação e 35% citaram o número corretamente, 5% erraram, 54% não sabem o número de seu candidato e 5% não sabem como anular seu voto.

Entre os eleitores do candidato Eunício, 37% citaram o número corretamente, 4% erraram e 60% não sabem o número que irão digitar no dia da eleição e entre os eleitores do candidato Camilo, 41% acertaram o número, 3% se enganaram e 55% declararam não saber o número que deve ser digitado.

Quase sete a cada dez eleitores ainda não sabem em quem irão votar para Deputado Federal e Deputado Estadual. Questionados pelo Datafolha, 68% disseram não saber em quem irão votar para Deputado Federal e 64% não definiram em quem vão votar para Deputado Estadual.

Para o Senado, Tasso Jereissati (PSDB) segue na liderança, com 58%

Faltando menos de vinte dias para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha, realizada com eleitores do Ceará, mostra que Tasso Jereissati (PSDB) cresceu significativamente e segue na liderança, com 58%, quatro pontos a mais do que obteve na pesquisa anterior. Mauro Filho (PROS) oscilou um ponto e tem 19% (tinha 20%), Raquel Dias (PSTU) tinha 2% no início do mês e hoje tem 1%, Geovana Cartaxo (PSB) que tinha 2% agora teve 1%. A taxa de indecisos oscilou de 13% para 14% e a de branco ou nulo de 9% para 7%.

Levando em conta somente os votos válidos, se as eleições fossem hoje, Tasso teria 73% dos votos, Mauro Filho 24%, Raquel Dias 2%, e Geovana Cartaxo 1%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Nesse levantamento realizado entre os dias 18 e 19 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.200 eleitores em 47 municípios do Estado do Ceará. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Tasso obtém 83% das intenções de voto entre os eleitores do candidato Eunício e 44% entre os eleitores de Camilo. Mauro tem 39% dos votos dos eleitores do Camilo e 9% dentre os eleitores de Eunício.