No DF, Rollemberg lidera, e Agnelo e Jofran disputam vaga no 2º turno

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando menos de 10 dias para o 1º turno das eleições, pesquisa Datafolha realizada com os eleitores do Distrito Federal mostra Rollemberg na liderança pela disputa ao governo, com 35% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados, aparecem Agnelo Queiroz (PT) com 22% e Jofran Frejat (PR) com 19%. Essa é a primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após a saída de Arruda..

Na sequência, estão: Luiz Pitiman (PSDB) com 4%, Toninho do PSOL 3% e Perci Marrara (PCO) foi citada, porém não atingiu 1%. Votos em branco ou nulos somam 8%, e indecisos 9%.

Considerando apenas os votos válidos, Rollemberg tem 42%, Agnelo 27%, Jofran Frejat, 23%, Luiz Pitiman, 5%, Toninho do PSOL 3% e Perci Marrara, 1%.

Essa é a primeira pesquisa Datafolha no Distrito Federal que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Neste cenário, se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno no Distrito Federal, mas não é possível saber quem será o adversário do Rollemberg.

Nesse levantamento realizado entre os dias 25 e 26 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.049 eleitores no Distrito Federal. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Agnelo Queiroz é o mais rejeitado pelos eleitores, 48% não votariam no atual governador. Jofran Frejat (PR) é rejeitado por 26%, Luiz Pitiman (PSDB) e Toninho do PSOL por 19% cada e Perci Marrara (PCO) por 17%. Rollemberg, líder na disputa, tem o menor índice de rejeição: 11%. Rejeitam todos não votariam em ninguém 4% e 2% não rejeitam nenhum candidato.

Na simulação de segundo turno Rollemberg ganharia nos dois cenários em que participa. Na disputa entre o peessedebista e Agnelo Queiroz, Rollemberg teria 58% das intenções de voto e Agnelo 25%. Votariam em branco ou nulo, 9% e indecisos somam 8%.

Na disputa entre o candidato do PSB contra o do PR, Rollemberg teria 54% das preferências enquanto Jofran Frejat teria 26% das intenções de voto. Nesse cenário, votos brancos ou nulos, somam 11% e indecisos 9%,

Reguffe (PDT) tem 42% do total de votos para Senado

Faltando menos de 10 dias para as eleições ao Senado do Distrito Federal, o candidato do PDT Reguffe cresceu sete pontos percentuais, comparado à pesquisa realizada pelo Datafolha no início do mês e tem agora 42% das intenções de voto (tinha 35%). Reguffe tem vantagem de 22 pontos percentuais em relação ao segundo colocado na corrida, Magela do PT, que oscilou positivamente em relação levantamento anterior em dois pontos, tinha 18% e hoje soma 20%.

Na sequência aparecem Gim Argello (PTB) com 10%, Sandra Quezado com 2% e os candidatos Robson do PSTU, Aldemário do PSOL e Jamil Magari do PCB e Expedito Mendonça do PCO não atingiram 1%. Votariam em branco ou nulo 0%, e 15% estão indecisos.

Considerando apenas os votos válidos Reguffe tem 56%, Magela 27%, Gim Argello 14%, Sandra Quezado 2% e os candidatos Robson, Aldemário, Jamil Magari e Expedito Mendonça não atingiram 1%.

Essa é a primeira pesquisa Datafolha no Distrito Federal que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.