Paulo Câmara amplia vantagem sobre Armando Monteiro em Pernambuco

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando menos de dez para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha realizada com eleitores pernambucanos aponta a liderança de Paulo Câmara (PSB) na disputa pelo governo do estado. Câmara tem 43% das intenções de voto contra 34% de Armando Monteiro (PTB).

Comparado à pesquisa realizada nos dias 8 e 9 de setembro, o peesedebista cresceu quatro pontos percentuais, tinha 39%. Já Armando, oscilou para cima em um ponto percentual, passou de 33% no início de setembro para 34% neste levantamento.

Zé Gomes (PSOL) e Miguel Anacleto (PCB) continuam com 1% cada e Pantaleão (PCO) e Jair Pedro (PSTU) não atingiram 1%. Brancos ou nulos somam 8% (era 9% no levantamento anterior) e indecisos 12% (era 16%).

Considerando apenas os votos válidos, Paulo tem 54% contra 43% de Armando. Zé Gomes (PSOL) e Miguel Anacleto (PCB) 1% cada. Pantaleão (PCO) e Jair Pedro (PSTU) não atingiram 1%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em Pernambuco que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Neste caso, Paulo Câmara seria o novo governador de Pernambuco, caso as eleições fossem hoje.

Nesse levantamento realizado entre os dias 25 e 26 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.222 eleitores em 44 municípios do Estado do Pernambuco. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na intenção de voto espontânea, Paulo oscilou um ponto e tem 33% das citações, na pesquisa realizada no início do mês tinha 32%. Armando passou de 18% para 20%. Zé Gomes (PSOL), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) não atingiram 1%. Brancos ou nulos permaneceram em 7%, e indecisos, 35% (era 39%).

Pantaleão continua como o candidato mais rejeitado no estado, 32% não votariam nele de jeito nenhum (tinha 33%), Zé Gomes é rejeitado por 27% (era 30%) e Miguel Anacleto por 20% (era 23%). Jair Pedro caiu quatro pontos e hoje tem 22% (antes era 26%). Armando Monteiro permaneceu com por 20% e Paulo Câmara também permaneceu com 14% de rejeição. Outros 6% votariam em qualquer candidato, 6% rejeitam todos os candidatos e 19% não souberam responder.

Na simulação de segundo turno entre os dois principais candidatos, ambos oscilaram dois pontos para cima, Paulo Câmara continua na frente com 45% das preferências (tinha 43%), e Armando tem 39% das intenções de voto (tinha 37%). Nesse cenário, brancos ou nulos, somam 7% (era 10%) e indecisos 9% (era 11%).

João paulo (PT) tem 37% do total de votos para Senado

Faltando menos de dez dias para a eleição ao senado, João Paulo do PT permanece na liderança da corrida, oscilou três pontos para cima e passou de 34% obtidos no levantamento anterior para os atuais 37%. Já Fernando Bezzera cresceu quatro pontos, o peessedebista tinha 25% e hoje atinge 29%.

Simone Fontana (PSTU) passou de 2% para 1% neste levantamento, Albanise Pires (PSOL) permaneceu com 1% e Oxis (PCB) não atingiu 1% (tinha 1% no levantamento anterior).

Considerando apenas os votos válidos João Paulo tem 54%, Fernando Bezerra Coelho 43%, Simone Fontana 2%, Albanise Pires 1% e Oxis não atingiu 1%.

Essa é a primeira pesquisa Datafolha em Pernambuco que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.