Eunício e Camilo estão tecnicamente empatados no Ceará

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando cinco dias para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha realizada entre eleitores os eleitores cearenses revela o empate técnico entre Eunício (PMDB) e Camilo (PT). O candidato do PMDB encontra-se numericamente à frente: Eunício Oliveira (PMDB) tem 39% das intenções de votos contra 37% de Camilo Santana (PT).

Comparado à pesquisa realizada nos dias 18 e 19 de setembro, o peemedebista oscilou para baixo dois pontos percentuais, tinha 41% e o petista oscilou para cima três pontos percentuais (de 34% para 37%).

Ailton Lopes (PSOL) e Eliane Novaes (PSB) têm 1% cada. Brancos ou nulos somam 7% (era 8%) e indecisos 14% (era 13%).

O Datafolha fez o cálculo dos votos válidos, Eunício tem 50% (tinha 51% no levantamento anterior) versus 47% de Camilo (tinha 44%). Ailton Lopes e Eliane Novaes têm 2% cada.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Neste caso devido ao empate técnico, com os candidatos dentro da margem de erro, não há como afirmar com segurança se haverá ou não segundo turno.

Nesse levantamento realizado entre os dias 29 e 30 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.280 eleitores em 49 municípios do Estado do Ceará. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Os eleitores foram convidados a dizer qual número irão digitar na urna, no dia da eleição, para confirmar seu voto ao governo, e quase a metade dos respondentes (47%) declararam o número correto, 5% incorretamente e 43% declararam não saber o número de seu candidato de preferência que devem digitar. Ainda 5% não sabem como anular o voto.

Entre os eleitores de Eunício 49% acertaram o número, 6% erraram e outros 46% não sabem qual número digitar. Considerando os eleitores de Camilo 51% falaram corretamente, 4% erraram e 45% não souberam dizer o número do candidato ao governo.

Na intenção de voto espontânea, Eunício oscilou dois pontos para cima e tem 27% das citações (tinha 25%). Já Camilo cresceu quatro pontos percentuais, tinha 19%, e hoje tem 23%. Eliane Novaes e Ailton Lopes têm 1% cada. Brancos ou nulos somam 6% (era 5%), e indecisos, 37% (era 44%).

Considerando as taxas de rejeição os principais candidatos oscilaram um ponto, Camilo tinha 21% e hoje tem 20% e Eunício que tinha 17%, hoje soma 18%. Já Ailton Lopes e Eliane Novaes cresceram: cada um tinha obtido 30% de rejeição na pesquisa anterior e hoje chegaram a 35% cada. Ainda 7% votariam em qualquer candidato (era 8%), 4% rejeitam todos os candidatos (era 5%) e 14% não souberam responder (era 18%).

Na simulação de segundo turno entre os dois principais candidatos, o senador Eunício permanece na liderança. O peemedebista tem 45% das intenções de voto versus 38% do petista. Comparado ao estudo anterior, Eunício manteve seu índice e Camilo oscilou um ponto para cima tinha 37%. Neste cenário, brancos ou nulos, somam 6% (tinha 7%) e indecisos 11% (ficou igual). Considerando os votos válidos para o segundo turno, o candidato do PMDB tem 55% e o do PT 45%.

O Datafolha também investigou o nível de conhecimento dos principais candidatos ao governo, junto aos eleitores cearenses: Eunício do PMDB é conhecido por 91% dos eleitores, sendo que 23% alegaram conhecê-lo muito bem, 30% um pouco e 38% declararam que conhecem o candidato só de ouvir falar. E Camilo é conhecido por 85%, sendo que 13% declararam que o conhecem muito bem, 28% que conhecem um pouco e 43% que o conhecem só de ouvir falar.

Tasso tem 72% dos votos válidos para Senado

Faltando cinco dias para a eleição ao senado, Tasso Jereissati do PSDB permanece como líder da disputa e com o mesmo índice obtido no levantamento anterior feito pelo Datafolha, 58%. Mauro Filho que tinha 19% hoje tem 21%. Raquel Dias (PSTU) e Geovana Cartaxo tem 1% cada. Brancos e nulos somam 7% (igual) e indecisos 12% (era 14%).

Considerando apenas os votos válidos Tasso tem 72% (tinha 73%) e Mauro Filho 26% (tinha 24%).

Essa é a segunda pesquisa Datafolha no Ceará que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

O Datafolha investigou junto aos eleitores qual o número que irão votar no dia da eleição para confirmar seu voto ao senado e 31% citaram corretamente o número, 7% erraram, 60% não sabem e 2% não sabem como anular seu voto.

Entre os eleitores de Tasso, 32% citaram corretamente, 7% erraram e 61% não sabem o número do candidato e entre os eleitores de Mauro, 36% acertaram, 7% erraram e 57% não sabem o número a digitar.