Doria lidera, Russomanno é 2º e Marta divide 3ª posição com Haddad

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A menos de uma semana da eleição, João Doria (PSDB) assumiu a liderança isolada na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 30% das intenções de voto. Na semana passada, ele tinha 25% e estava tecnicamente empatado com Russomanno (PRB), que se manteve com 22%, e Marta (PMDB), que caiu de 20% para 15%. A peemedebista agora está empatada tecnicamente com Haddad (PT), que aparece com 11%, e na sequência aparece Erundina (PSOL), que tem 5%.

Além deles, a disputa conta também com Major Olímpio (SD) e Levy Fidelix (PRTB), com 1%; e Ricardo Young (Rede), João Bico (PSDC), Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU, que não atingiram 1%. Votariam em branco ou nulo 12%, e 4% não opinaram.

Considerando somente os votos válidos, ou seja, excluídos brancos, nulos e taxa de indecisos, Doria tem 35%, e na sequência aparecem Russomanno (26%), Marta (17%), Haddad (13%), Erundina (6%), Major Olimpio (1%) e Levy Fidelix (1%).

Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após o registro das candidaturas, na segunda quinzena de agosto, Doria tinha 5% das intenções de voto. Em levantamento realizado em 8 de setembro, subiu para 16%, alcançou 25% em 21 de setembro e agora chega aos 30%. No mesmo período, Russomanno partiu de 31%, caiu para 26% no início de setembro, passou a 22% na semana passada e agora manteve o índice. A candidata do PMDB tinha 16% na largada da disputa, passou para 21%, oscilou para 20% e agora vê a preferência por seu nome recuar para 15%. A trajetória da candidatura do atual prefeito, Fernando Haddad, não sofreu grandes mudanças desde o princípio: partiu de 8%, oscilou para 9% no início de setembro, para 10% na semana passada, e agora chega a 11%. Erundina tinha 10% no início da disputa, oscilou para 7% na pesquisa seguinte, para 5% na última semana e agora manteve esse índice.

Doria tem índice de intenção de voto mais baixo entre os mais jovens (22%, ante 25% de Russomanno, 17% de Marta e 16% de Haddad) e mais alto entre os mais velhos (42%, quase o dobro de Russomanno, que fica com 22%). Entre os menos escolarizados, o tucano fica com 23%, ante 27% do candidato do PRB e 19% de Marta (nesse segmento, o tucano cresceu acima da média desde a semana passada, quando aparecia com 13%). Na fatia dos mais escolarizados, Doria abre vantagem: tem 38%, contra 15% de Haddad, 10% de Russomanno, 9% de Marta e 9% de Erundina. Tendência similar é vista na segmentação do eleitorado por renda: entre os mais pobres, Doria tem 22%, ante 28% de Russomanno, 20% de Marta e 10% de Haddad. Na fatia dos mais ricos, o peessedebista alcança 55%, e os adversários ficam num patamar bem abaixo (Haddad com 13%, Marta com 9%, Russomanno com 6% e Erundina com 5%).

Consultados sobre o número de urna do candidato em que declarou voto na pesquisa estimulada, 51% citaram o número correto (no último levantamento eram 45%), 39% não souberam responder, e 4% mencionaram um número incorreto. Há ainda 7% que pretendem anular porém não sabem o que digitar na urna. Entre os candidatos mais bem colocados nas pesquisas, os números de Doria e Haddad são os mais conhecidos: 69% citam corretamente o número do tucano (na semana passada, eram 59%), e 66%, o do petista. O número do PRB de Russomanno é mencionado corretamente por 38%, o do PMDB de Marta, por 37%, e o do PSOL de Erundina, por 35%.

A maioria (64%) dos eleitores declarou ter certeza de seu voto, e 34% avaliam que a opção declarada ainda pode mudar (ante 39% no levantamento anterior). Entre os eleitores de Dória, 72% estão totalmente certos do voto, o índice mais alto entre os candidatos. Na sequência aparecem os eleitores convictos de Haddad (63%), Russomanno (57%), Erundina (55%), Marta (54%).

Entre os que ainda podem mudar de ideia até a votação, 21% dizem que quem teria mais chance de receber o voto se isso acontecer seria Marta, 18% apontam Russomanno, no mesmo patamar de Doria (17%). Na sequência aparecem Haddad (14%) e Erundina (9%), e 12% declaram que poderiam mudar para voto em branco ou nulo.

Entre os eleitores de Dória que poderiam mudar o voto, 31% avaliam Russomanno com mais chance de ser o escolhido, e 30%, Marta. Na fatia dos que escolhem Russomanno mas ainda podem mudar de ideia até o dia da eleição, 30% apontam Doria como alternativa, e outros 30%, Marta. Entre os eleitores ainda não totalmente decididos de Marta, quem mais tem chance de herdar seu voto são Russomanno (28%), Doria (23%) e Haddad (20%). Os eleitores de Haddad que ainda podem mudar de candidato se dividiriam, principalmente, entre Erundina (31%), Doria (16%), Russomanno (15%) e Marta (13%), e entre os ainda não totalmente decididos que optam por Erundina, o atual prefeito seria o mais beneficiado (28% escolheriam o petista, e 31% mudariam para voto em branco ou nulo).

Na parcela de eleitores que declaram votar em branco ou nulo mas ainda pode mudar de ideia, 32% veem Marta como candidata com mais chance de receber o voto, e em seguida aparecem Russomanno (26%), Doria (19%) e Haddad (13%).

Na consulta espontânea, quando o cartão com o nome dos candidatos não é apresentado, Doria é mencionado por 23% (tinha 18% no levantamento anterior), e em seguida aparecem Russomanno (14%, repetindo desempenho da semana passada), Marta (9%, ante 12% no último levantamento), Haddad (tinha 7% e agora tem 9%) e Erundina (4%). Uma parcela de 24% não citou nenhum nome, índice inferior ao registrado no início na última semana (29%), e 13% declararam que irão votar em branco ou anular o voto.

O prefeito Fernando Haddad segue como o mais rejeitado entre os candidatos a prefeito de São Paulo. Não votariam de jeito nenhum no petista 43% do eleitorado (no levantamento anterior eram 45%). Em seguida aparecem Marta (32%, ante 29% na última pesquisa), Russomanno (30%, tinha 27%), Fidelix (29%), Erundina (28%), Olimpio (21%), Bico (20%), Altino (19%), Young (17%), Henrique Áreas (17%) e Doria (17%). Uma fatia de 5% não votaria em nenhum deles, 3% poderia votar em todos, e outros 3% não opinaram sobre o tema.

Nas simulações de segundo turno, a preferência por Doria também cresceu desde a última semana, e o tucano agora aparece numericamente à frente de Russomanno, em uma situação de empate técnico. Ele tem 42% das intenções de voto, ante 37% do candidato do PRB. Na pesquisa anterior, a situação era inversa, com Russomanno obtendo 44%, e Doria, 38%. Há ainda os que votariam em branco ou nulo (19%) e os que não opinaram (3%).

O embate direto entre Doria e Marta traz o peessedebista com 45% das intenções de voto (tinha 41%), e a senadora do PMDB, com 36% (tinha 42%). Os votos em branco ou nulo, neste caso, somam 17%, e 2% não opinaram.