Doria lidera e Haddad, Russomanno e Marta empatam pelo 2º lugar em SP

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Com 44% das intenções de votos válidos, João Doria (PSDB) deve terminar a disputa em 1º turno pela Prefeitura de São Paulo com larga vantagem sobre seus adversários, que ainda lutam por um lugar no 2º turno em meio a uma situação indefinida. Empatados tecnicamente, disputam o direito de continuar na corrida eleitoral com o tucano os candidatos Russomanno (PRB), que tem 16% das intenções de votos válidos, Haddad (PT), que também tem 16%, e Marta (PMDB), que aparece com 14%.

A trajetória dessas quatro candidaturas ao longo das últimas semanas é reveladora sobre o cenário de indefinição na corrida eleitoral paulistana na véspera da votação. Agora líder absoluto, João Doria ascendeu rapidamente: tinha 19% no início de setembro, subiu para 30% no dia 21, registrou nova alta, para 35%, no início desta semana, e agora chega aos 44%, a seis pontos percentuais do que seria uma vitória inédita em 1º turno na disputa pela prefeitura da capital paulista.

No mesmo período, Russomanno e Marta sofreram quedas abruptas: o primeiro tinha 32% em pesquisa realizada no dia 8 de setembro, caiu para 26% em 21 de setembro, manteve o mesmo índice em 26 de setembro, e agora enfrenta nova queda, para 16%. A candidata do PMDB, por sua vez, tinha 25% no início deste mês, oscilou para 23% no levantamento realizado há dez dias, caiu para 17% na última segunda feira, e na véspera da eleição teve nova queda, para 14%.

Diferentemente de Russomanno e Marta, o atual prefeito, Fernando Haddad, vem em trajetória de alta, porém com intensidade bem distinta da registrada pelo tucano João Doria. Tinha 11% no início do mês, manteve o índice na pesquisa posterior, de 21 de setembro, registrou alta no levantamento realizado no início desta semana, para 13%, e agora obtém novo avanço, para 16%. É a primeira vez desde o início da campanha que Haddad chega à disputa pelo 2º lugar.

Além deles, a disputa conta também com Erundina (PSOL), que tem 5%; Major Olímpio (SD), com 2%; e Levy Fidelix (PRTB) e Ricardo Young (Rede), cada um deles com 1% dos votos válidos. Os candidatos Henrique Áreas (PCO), Altino (PSTU) e João Bico (PSDC) foram citados mas não atingiram 1%. Para o cálculo dos válidos são excluídas as intenções de voto em branco, nulos e de eleitores indecisos, seguindo o formato usado pela Justiça Eleitoral para a divulgação do resultado oficial das eleições..

Quando contabilizado o total de votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Doria lidera com 38%, e na sequência aparecem Russomanno (14%), Haddad (14%), Marta (12%), Erundina (5%), Olimpio (2%) e Fidelix (1%). Os demais candidatos foram citados mas não pontuaram, 10% pretendem votar em branco ou anular 10%, e 4% preferiram não opinar.