Geraldo Julio lidera e João Paulo segue em 2º lugar no Recife

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha concluída na véspera da eleição mostra que se a eleição fosse hoje, Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT) disputariam o 2º turno no próximo dia 30 de outubro. Geraldo Julio lidera a disputa à Prefeitura com 45% dos votos válidos, o candidato à reeleição é seguido por João Paulo que tem 29% das intenções de voto. Na comparação com a pesquisa do início da semana, as intenções de voto ficaram estáveis, o pessebista se manteve igual e o petista oscilou dois pontos (tinha 31%). A seguir vêm os candidatos: Daniel Coelho (PSDB), com 17% (mesmo índice anterior), Priscila Krause (DEM), com 6% (tinha 4%) e Edilson Silva (PSOL), com 2% (tinha 3%). Simone Fontana (PSTU), Carlos Augusto (PV) e Pantaleão (PCO) foram citados, mas não alcançaram 1%.

Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos válidos mais um voto.

Nesse levantamento realizado nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2016, foram feitas 1.740 entrevistas com eleitores de todas as regiões da cidade de Recife, com 16 anos ou mais. A margem de erro para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Levando em conta o total de votos - com a inclusão de brancos, nulos e indecisos - Geraldo Julio tem 39% das preferências (era 38%), João Paulo, 25% (era 26%), Daniel Coelho, 15% (era 14%), Krause, 6% (era 4%) e Silva, 2% (mesma taxa anterior). Fontana, Pantaleão e Augusto foram citados, mas não alcançaram 1%. Indecisos são 4% (era 5%) e pretendem votar em branco ou nulo, 8% (era 11%).

Três em cada quatro eleitores (76%) têm conhecimento do número que devem digitar na urna eletrônica para efetivar ou para anular o voto (era 69% na pesquisa anterior). Dois em cada dez (18%) todavia não sabem o número de seu candidato (era 23%), 3% informaram equivocadamente o número (mesma taxa anterior) e 3% não sabem como anular o voto (era 6%). A taxa de conhecimento do número do candidato é um pouco mais alta entre os eleitores de Geraldo Julio do que entre os eleitores de João Paulo: 85% a 80%.

Quanto à decisão do voto, 80% declararam estar totalmente decididos (era 75%), 19% declararam que ainda podem mudar de opinião (era 23%) e 1% não soube informar (era 2%). Entre os eleitores de Geraldo Julio, 86% declararam que estão totalmente decididos a votar no pessebista, já, entre os eleitores de João Paulo, 81% estão totalmente decididos a votar no petista.

Dos eleitores que declararam que estão totalmente decididos, a maioria (78%) declarou que decidiu sobre o seu voto há um mês, 9% há 15 dias e 13% na última semana. Entre os eleitores de Geraldo Julio, 80% declararam que se decidiram há um mês, enquanto entre os eleitores de João Paulo, o índice alcança 85%.

Dos eleitores que declararam que ainda podem mudar de voto (19%), 23% declararam que a possibilidade de mudança de voto até domingo é grande, 45% que é média e 33% que é pequena essa possibilidade. A taxa de eleitores que declararam ser alta a chance de mudança de voto é próxima entre os eleitores de Geraldo Julio e de João Paulo: 20% e 23%.

Geraldo Julio, João Paulo e Daniel Coelho dividem a preferência como a segunda opção de voto, com respectivamente, 24% (era 27%), 22% (era 22%) e 21% (era 22%) das menções. Entre os eleitores do pessebista, João Paulo e Daniel Coelho são os preferidos, com respectivamente, 37% e 35%. Enquanto entre os eleitores do petista, a preferência é por Geraldo Julio, 38%, já, entre os eleitores do tucano a preferência fica entre João Paulo (34%) e Geraldo Julio (30%).