Leite (36%) sai na frente de Kalil (29%); e 35% não têm candidato

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A disputa do 2º turno da eleição para Prefeito de Belo Horizonte começa com o candidato mais bem votado no 1º turno, João Leite (PSDB), com 36% das intenções de voto, em vantagem sobre seu adversário, Kalil (PHS), que tem 29%. Uma parcela expressiva do eleitorado, porém, não escolhe nenhum deles no momento, dividindo-se entre os que pretendem votar em branco ou nulo (22%) ou estão indecisos (13%).

Na capital mineira, a retomada da propaganda eleitoral nos meios eletrônicos acontecerá na próxima sexta feira (14), ou seja, haverá um intervalo de quase duas semanas entre o final da campanha do 1º turno e o início das aparições dos dois candidatos no rádio e na TV com suas propostas e estratégias para este 2º turno, quando os dois candidatos ocuparão tempos iguais na programação.

A análise por segmento dos resultados aponta que Leite abre maior vantagem sobre o adversário entre as mulheres (37% a 24%, enquanto entre os homens cada um tem 35%), na faixa etária de 45 a 59 anos (41% a 25%), entre os menos escolarizados (42% a 25%), e entre os mais pobres, com renda familiar mensal de até 2 salários (41% a 23%), e na parcela de evangélicos pentecostais (42% a 27%).

Considerando somente os votos válidos, isto é, sem a inclusão de brancos, nulos e indecisos nos resultados, Leite tem 55%, e Kalil, 45%. É a partir dos votos válidos, sem incluir brancos, nulos e abstenções, que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Sete em cada dez eleitores (68%) de Belo Horizonte sabem o número que pretendem digitar na urna no final de outubro para confirmar seu voto. Uma fatia de 20% declara não saber esse número, 3% mencionam números errados, e 9% pretendem anular, mas não sabem o que digitar para isso. Entre os eleitores de Leite, 76% sabem seu número, e entre os que optam por Kalil, 66%.

Questionados se estão totalmente decididos sobre a opção de voto declarada, 82% disseram que sim, e 17% ainda podem mudar (há ainda 1% que não respondeu). Na parcela que declara voto em Leite, 83% estão totalmente convictos do seu voto, índice similar ao registrado por Kalil (84%). Entre os que pretendem votar em branco ou nulo, 78% estão totalmente decididos sobre essa opção.

Dos que não estão totalmente convictos do voto, 21% avaliam que a chance de mudança é grande, 55%, que é media, e 25%, que é pequena. Na fatia dos que inicialmente pretendem votar no candidato do PSDB, 31% avaliam que a chance de mudança do voto é grande, índice mais alto do que o registrado pela candidatura de Kalil (16%).