Maioria dos eleitores está triste e está com raiva da situação do país

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Pesquisa Datafolha mostra que a maioria dos eleitores brasileiros está pessimista com o país. Das seis situações apresentadas, em todas a avaliação negativa superou a avaliação positiva: 88% se sentem inseguros no país (ante 11% que se sentem seguros), 79% estão tristes com relação ao país (ante 18% que estão felizes), 78% estão desanimados com o país (ante 21% que estão animados), 68% estão com raiva do país (ante 27% estão tranquilos), 62% estão com medo do futuro do país (ante 36% que estão com confiança) e 59% estão com mais medo do que esperança (ante 40% com mais esperança do que medo).

Nesse levantamento, no dia 02 de outubro de 2018, foram realizadas 3.240 entrevistas presenciais com eleitores, em 225 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

De maneira geral, observa-se que o pessimismo é mais alto entre as mulheres do que entre os homens, entre os mais jovens do que entre os mais velhos e entre os mais instruídos do que entre os menos instruídos (com exceção da situação de esperança).