Em Belo Horizonte, 24% não têm interesse na eleição para prefeito

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A primeira pesquisa Datafolha, após o registro das candidaturas para prefeito de Belo Horizonte, mostra que nove em cada dez (89%) eleitores sabem que em novembro haverá eleições municipais. Já, uma fração de 11% desconhece o fato - o índice sobe entre os que têm 16 a 24 anos (27%).

Nesse levantamento, nos dias 05 e 06 de outubro de 2020, foram realizadas 800 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade de Belo Horizonte de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Três em cada quatro eleitores (76%) declararam que têm algum grau de interesse pela eleição para prefeito, desses, 37% têm grande interesse, 35% médio interesse e 4% pequeno interesse. Uma parcela de 24% declarou não ter interesse na eleição para prefeito e 1% não opinou. Para a eleição para vereador, a taxa de interesse é mais baixa: 65% têm algum grau de interesse (26% grande interesse, 27% médio interesse e 13% pequeno interesse), 33% não têm interesse e 1% não opinou.

De maneira geral, observa-se que o interesse pelas eleições municipais é mais alto entre os mais instruídos e entre as faixas de renda mais altas. Por outro lado, o desinteresse pelas eleições municipais é mais alto entre os menos instruídos, entre os mais pobres, entre os que pretendem votar em branco ou nulo, entre os que não foram votar nas eleições de 2016 e 2018, e, entre os que se sentem inseguros em comparecer às urnas para votar.

Um quarto (25%) dos eleitores declarou se sentir inseguros em comparecer às urnas no dia 15 de novembro, já, 50% declararam se sentir um pouco seguros e 24% muito seguros. Uma fração de 1% não opinou.

O sentimento de insegurança é mais alto entre os mais pobres do que entre os mais ricos (28% ante 9%) e entre os que pretendem votar em branco ou nulo (41%).